Em um sistema de transmissão de energia de longas distâncias, com a linha de transmissão levemente carregada ou em vazio, ocorre um fenômeno em que a tensão no lado da carga (extremidade receptora) se torna mais alta que a tensão no lado da geração (extremidade de envio). Analise as opções a seguir e marque a correta.
O fenômeno ocorre porque a potência reativa capacitiva gerada pela linha de transmissão é superior à potência reativa indutiva consumida.
A elevação de tensão é uma consequência do efeito corona, que aumenta as perdas de energia da linha e força a elevação da tensão na extremidade de recebimento para compensar.
O fenômeno resulta da ressonância em série entre a indutância e a capacitância da linha de transmissão, que causa uma amplificação perigosa da tensão.
Isso é causado por um aumento na resistência da linha devido ao efeito “Joule”, o que causa um aumento da impedância total e, consequentemente, da tensão no lado da carga.
A elevação de tensão é resultado do desvio da potência reativa dos reatores em paralelo para a extremidade receptora, que eleva a tensão para balancear o sistema.