Imagem de fundo

Considere uma instalação elétrica de baixa tensão, onde...

Considere uma instalação elétrica de baixa tensão, onde encontram-se instalados dois disjuntores, conforme apresentados abaixo:


• O disjuntor principal (D1), instalado no quadro geral, possui corrente nominal de 100 A e curva de disparo tipo C.

• O disjuntor secundário (D2), instalado no quadro de distribuição do setor, possui corrente nominal de 32 A e curva de disparo tipo C.


Sabe-se que o tempo de atuação dos disjuntores depende da corrente de curto-circuito e que o objetivo da coordenação é garantir seletividade, ou seja, que apenas o disjuntor mais próximo da falta (D2) atue. A respeito desta situação, considere asa afirmativas abaixo:


I. Para garantir seletividade total entre D1 e D2, o tempo de atuação de D1 deve ser superior ao de D2 para qualquer corrente de curto-circuito até o valor de interrupção de D2.

II. Se a corrente de curto-circuito no ponto protegido por D2 for de 2 kA, existe possibilidade de atuação simultânea, comprometendo a seletividade.

III. O uso de disjuntores com curvas de disparo diferentes, D1 tipo C e D2 tipo D, melhora a seletividade entre os dispositivos.


Está correto o que se apresenta em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

I e III, apenas.