Imagem de fundo

Quando um transformador de potência é desligado, surge um...

Quando um transformador de potência é desligado, surge um fluxo residual. Caso, na manobra de energização, a polaridade da tensão do sistema seja a mesma da polaridade do fluxo residual, então


A

haverá uma mudança brusca, na densidade de fluxo, que leva o transformador à saturação, acarretando uma elevada corrente de energização.


B

haverá um aumento do conteúdo harmônico da tensão no transformador e uma redução na corrente de energização.


C

haverá um cancelamento do fluxo no núcleo do transformador, reduzindo tanto a corrente de energização quanto seu conteúdo harmônico.


D

não haverá maiores impactos em termos de corrente de energização, apesar da mudança brusca da densidade de fluxo.


E

não haverá maiores solicitações do equipamento, pois a reatância de magnetização é elevada, garantindo, assim, uma baixa corrente de energização.