Imagem de fundo

Em relação a segurança em serviços em eletricidade, é correto afirmar:

Em relação a segurança em serviços em eletricidade, é correto afirmar:

A

Trabalho em Proximidade é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.

B

Zona controlada é o local onde o trabalhador pode entrar, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condutoras, na região sob tensão, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que conduzam energia alternada ou contínua.

C

Zona de risco é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho.

D

Um curso básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade deve contar com carga horária mínima de 4 horas e conter, entre outros assuntos, temas como choque elétrico, arcos voltaicos, técnicas de aterramento aéreo e terrestre, ressuscitação pós-trauma, geração e transmissão de eletricidade.

E

Para um raio de delimitação entre zona controlada e livre de 2,00 m é necessário que exista um raio de delimitação de, pelo menos, 4,00 m entre as zonas de risco e a controlada, desde que a tensão nominal de instalação não ultrapasse os 100 kV ou 10 A em corrente alternada e 120 kV ou 12 A em corrente contínua.