Imagem de fundo

Nos procedimentos de rede estabelecidos pela Aneel, no item de responsabilidades no con...

Nos procedimentos de rede estabelecidos pela Aneel, no item de responsabilidades no controle de transmissão, cabe aos agentes de transmissão, agentes de distribuição e consumidores livres e potencialmente livres, em instalações conectadas à rede básica, supervisionar, comandar e executar
A
as manobras para a excitação de geradores, atuações nos comutadores de tapes dos transformadores e nos demais recursos de controle de tensão e reativo, conforme orientação dos centros de operação do ONS com o qual se relacionam.
B
as manobras de linhas de transmissão, reatores, capacitores, excitação de compensadores, atuações nos comutadores de tapes e nos demais recursos de controle de tensão e de potência reativa, conforme orientação dos centros de operação do ONS.
C
os redespachos de geração de usinas que estejam sob o CAG e que sejam necessários ao controle de tensão e carregamento, controlando-os na rede de operação.
D
as ações operativas que visem assegurar o cumprimento das faixas de tensão recomendadas para os barramentos da rede de operação, na rede de operação sistêmica.