Imagem de fundo

Acerca da organização dos sistemas computacionais, assinale a opção correta.

Acerca da organização dos sistemas computacionais, assinale a opção correta.
A
Uma interrupção é um processo de E/S de dados em que o processador interrompe a passagem de dados do módulo de E/S para o barramento, a fim de ter o controle do barramento, para que ele possa enviar informações.
B
A Lei de Amdahl permite calcular o aumento da velocidade quando se utiliza computação paralela em cluster. Considere que uma tarefa é realizada por um núcleo de processamento em 15 segundos e que, em 25% do tempo de realização da tarefa, são processados códigos sequenciais, que não permitam o processamento em paralelo efetivo. Nessa situação, segundo a Lei de Amdahl, caso se utilizem 9 núcleos de processamento para executar uma tarefa, o tempo de execução será de 3 s.
C
Na computação em grade (grid computing), são utilizados computadores semelhantes, espalhados em diversos locais do mundo, para fazer a execução de determinada tarefa.
D
Uma das técnicas para realizar operação de E/S de dados em um computador é a E/S programada. Nessa técnica, o módulo de E/S transfere dados de/para o sistema diretamente, sem a necessidade de o processador ser envolvido no trâmite das informações.
E
Uma das funções dos módulos de E/S de um computador é o controle e a temporização dos dados entre o módulo de E/S e o processador. Informações de estado são enviadas do controlador de E/S para o processador, a fim de que o processador identifique o estado do módulo de E/S, antes de enviar qualquer informação. Sinais de estado comuns são BUSY (ocupado) e READY (pronto).