Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Sistemas Elétricos de Potência Calibração/Ajuste e Regulagem de Sistemas de medição

No dia 4 de fevereiro de 2014 ocorreu o desligamento da interligação Norte-Sul, trecho de rede elétrica trifásica que permite fluxo de potência na interligação tanto no sentido norte quanto no sentido sul. Na ocasião, o fluxo de 5.000 MW era no sentido sul. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o desligamento foi causado por curto-circuito monofásico, em uma linha, e bifásico, em uma segunda linha. Devido ao ocorrido, teve-se de desligar uma terceira linha da interligação, o que culminou na separação elétrica das regiões Norte e Nordeste com as demais regiões do país.

Com relação aos tipos de distúrbios mencionados no fragmento de texto acima e a análise de curto-circuito, julgue os itens subsecutivos.

Na análise de faltas bifásicas, considera-se se o tipo de defeito envolve ou não a terra. Se a falta ocorrer apenas entre fases, não envolvendo a terra, a análise não requererá nenhuma informação acerca do circuito de sequência zero da rede elétrica.
  • C. Certo
  • E. Errado