Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Proteção de sistemas elétricos

Assinale a alternativa correta acerca das funções de proteção para instalações de alta, média e baixa tensão.

  • A.

    A proteção de distância, comumente empregada na proteção de transformadores, baseia-se na comparação entre as correntes que circulam por esses equipamentos. Para tal, o relé de proteção que desempenha essa função de proteção considera a 1ª. Lei de Kirchhoff.

  • B.

    A proteção diferencial, comumente empregada na proteção de linhas de transmissão, baseia-se na comparação entre a impedância calculada pelo relé de proteção que desempenha essa função e uma impedância predeterminada.

  • C.

    A proteção de subfrequência, comumente empregada na proteção de bancos de capacitores, baseia-se na comparação entre a reatância medida pelo relé de proteção que desempenha essa função, e uma reatância predeterminada, na frequência industrial.

  • D.

    A proteção de sobrecorrente, comumente utilizada na proteção de alimentadores de distribuição, é o tipo mais simples de função de proteção e baseia-se na comparação entre a corrente medida pelo relé de proteção que desempenha essa função e uma quantidade de corrente predeterminada.

  • E.

    A proteção de sobretensão, comumente empregada na proteção de barramentos de alta e média tensão, baseia- -se na comparação entre a tensão medida pelo relé de proteção do tipo metal-oxide varistor (MOV) e uma quantidade de tensão predeterminada.