Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Proteção de sistemas elétricos

No que se refere ao aterramento e ao sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), assinale a opção correta.

  • A.

    O terra de referência de um eletrodo de aterramento é a região, na terra, próxima ao eletrodo, sendo considerável a diferença de potencial entre dois pontos quaisquer, causada pela corrente no eletrodo.

  • B.

    A eficiência de um SPDA é medida pela relação entre a eficiência de interceptação e a frequência admissível de danos que pode ser tolerada por uma estrutura.

  • C.

    Os captores de um SPDA podem ser constituídos por hastes e condutores em malha, mas não por cabos esticados e elementos naturais, visto que a utilização desses últimos geraria sistemas com um nível de segurança insuficiente, independentemente do tipo de edificação a ser protegido.

  • D.

    Para a dispersão da corrente de descarga atmosférica na terra, sem o aparecimento de sobretensões perigosas, a baixa resistência de aterramento é mais importante que o arranjo e dimensões do subsistema de aterramento.

  • E.

    É prevista nas normas técnicas de aterramento a utilização de uma barra de aço de construção, com diâmetro mínimo de 8 mm, como eletrodo de aterramento em uma fundação de alvenaria.