Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Sistemas Elétricos de Potência

Um grupo moto-gerador a diesel, com gerador elétrico tipo síncrono, trifásico, com autoexcitação estática, foi dimensionado para atender a uma aplicação como gerador de emergência para um sistema elétrico. A saída do gerador trifásico é ligada à rede elétrica de 60,0 [Hz] através de um disjuntor trifásico. Nesse sistema,
  • A. o regulador de tensão é responsável por ajustar a tensão terminal do sistema na entrada de operação do grupo motogerador. Na ocasião da partida do grupo, uma bateria de pré-excitação é responsável por realizar o processo de autoexcitação da excitatriz estática.
  • B. o regulador de velocidade é responsável por ajustar a velocidade do grupo gerador durante sua operação, mantendo a velocidade do motor diesel na condição de marcha lenta e mínimo consumo de combustível, de modo a garantir autonomia máxima, em detrimento da frequência da geração elétrica às cargas.
  • C. o disjuntor de conexão do grupo à rede elétrica deve permanecer sempre fechado, mantendo o grupo moto-gerador ligado à energia elétrica da concessionária de forma contínua. No advento de falta de fornecimento, esse disjuntor é aberto para desligar o gerador elétrico da rede.
  • D. um dispositivo eletrônico inteligente é responsável por realizar a conversão da tensão contínua de saída do gerador à tensão alternada da rede trifásica.
  • E. quando ocorre uma falta de fornecimento de energia por parte da concessionária, o grupo moto-gerador que estava parado realiza sua partida, para então gerar a energia para o sistema. Isso é realizado de forma instantânea, sem interrupção no fornecimento.