Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Telecomunicações Sistemas de comunicação digitais, transmissão e recepção de sinais digitais

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

O dimensionamento da área de cobertura de uma célula em um sistema de telefonia móvel é influenciado pela demanda de tráfego dos usuários do sistema. Para se atender aos clientes de determinada área, com qualidade de serviço, com relação à taxa de erros de bits, é necessário o projeto correto dos sistemas radiantes das estações radiobase. A cobertura do ambiente relativamente a sinais com intensidade adequada aos serviços ofertados pelo sistema é influenciada por fenômenos físicos que acarretam o que se denomina desvanecimento, que, em última instância, pode ser seletivo ou não-seletivo em freqüência. O uso de técnicas de equalização e de diversidade pode minimizar efeitos de desvanecimento. Sistemas MIMO (multiple input – multiple output) podem constituir, também, recurso tecnológico para minimizar efeitos de desvanecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado