Imagem de fundo

Pode-se dividir as configurações de barra de subestações em dois grandes grupos: o prim...

Pode-se dividir as configurações de barra de subestações em dois grandes grupos: o primeiro grupo, das configurações com conectividade concentrada; e o segundo grupo, das configurações com conectividade distribuída. Com relação a essas configurações de barra,
A
barra simples é uma das mais simples configurações de barra e pode ser utilizada em subestações de pequeno porte em média e alta tensão.
B
a configuração de anel simples é concebida de modo a eliminar a necessidade de recomposição, por meio dos disjuntores fora de serviço, quando da manutenção dos seus disjuntores em serviço.
C
a configuração de barra dupla com disjuntor e meio é empregada em subestações de pequeno e médio portes em virtude do seu custo reduzido.
D
a configuração de barra principal e transferência é utilizada para que as manobras sejam realizadas com o desligamento das barras, liberando os disjuntores simultaneamente.
E
barra dupla com disjuntor duplo é empregada em subestações que possuem elevado número de bays e baixa capacidade de potência por bay.