Uma bacia hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem ou área de captação, refere-se a uma área geográfica definida onde todas as águas superficiais convergem e drenam para uma saída comum, como rio, lago ou oceano. É delineada pela topografia do terreno, com elevações mais altas formando os limites. Sobre Hidrologia e manejo de bacias hidrográficas, assinalar a alternativa INCORRETA:
O contorno ou o divisor de uma bacia hidrográfica é definido pela linha de cumeada (pontos de cota máxima entre bacias), que faz a divisão das precipitações que caem em bacias vizinhas.
O divisor freático é determinado pela estrutura geológica que estabelece os limites dos reservatórios de água subterrânea, de onde é derivado o escoamento de base da bacia.
O sistema de drenagem de uma bacia hidrográfica é constituído pelo curso d’água principal mais os cursos tributários, incluindo somente os cursos d’água perenes.
Os cursos d’água perenes são aqueles nos quais a água está sempre fluindo. Neles, o lençol subterrâneo assegura alimentação contínua, mantendo uma lâmina d’água permanente.