

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

V, apenas.
I, III e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
A água é considerada um recurso natural renovável, e a Agência Nacional de Águas (ANA) instituiu o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (Cnarh) para registro obrigatório de pessoas físicas e jurídicas usuárias de recursos hídricos. O registro se aplica aos usuários de recursos hídricos que captam água, lançam efluentes ou realizam usos não consuntivos diretamente em corpos hídricos (rio ou curso d’água, reservatório, açude, barragem, poço, nascente etc.). O conteúdo do cadastro inclui informações sobre a vazão utilizada, local de captação, denominação e localização do curso d’água, empreendimento do usuário, sua atividade ou a intervenção que pretenda realizar. Os seguintes usuários de recursos hídricos podem se cadastrar no sistema Cnarh:
usuários de área de pesca marinha;
usuários de áreas de maricultura para cultivo de ostra, mexilhão, vieiras e outros organismos marinhos;
usuários de irrigação;
usuários de plataformas de petróleo;
usuários de bacias oceânicas da plataforma continental brasileira.

I e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O problema da erosão é quase sempre resultante de algum tipo de degradação ambiental. Dentre os fatores relacionados abaixo, assinale o que NÃO determina a intensidade do processo erosivo em áreas rurais:
índice pluviométrico;
características do solo (textura e estrutura);
fotoperíodo;
tamanho e declividade da encosta;
tipos de uso e manejo do solo.
No manejo de bacias hidrográficas, a conservação do solo é algo preponderante. Desta forma, técnicas devem ser adotadas no manejo das propriedades rurais a fim de que o solo mantenha suas características físicas, químicas e biológicas. Nesse contexto, são consideradas técnicas de conservação dos solos:
a rotação de culturas, a adubação verde e a eliminação das queimadas;
o sistema agroflorestal alley-cropping, o plantio em nível e o preparo intensivo do solo;
a adubação verde, a construção de curvas de nível e a monocultura;
a limpeza da área pelo uso do fogo, o preparo intensivo do solo e a monocultura;
o plantio de cordões de vegetação permanente, o uso do fogo para disponibilizar os nutrientes e o plantio morro abaixo.
“Essa é a principal porção da bacia Platina (compreende os países da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai). No Brasil, essa bacia hidrográfica possui 879.860 quilômetros quadrados, apresentando rios de planalto e encachoeirados, características elementares para a construção de usinas hidrelétricas: Furnas, Água Vermelha, São Simão, Capivari, Itaipu (a maior usina do mundo), entre tantas outras.” O trecho acima refere-se ao conceito de qual bacia hidrográfica brasileira?
Bacia Hidrográfica do Uruguai
Bacia Hidrográfica do Paraná
Bacia Hidrográfica do Paraguai
Bacia Hidrográfica Atlântico Sul
O balanço hídrico é uma das principais ferramentas para manejo em bacias florestadas. Com relação à precipitação e sua medição é correto afirmar:
a formação da precipitação requer a ascensão de uma massa de ar quente e seca para a atmosfera e seu posterior resfriamento, condensação e queda.
chuvas convectivas, rápidas e intensas, são potencialmente menos erosivas que chuvas frontais, menos intensas e de maior duração.
a precipitação em bacias hidrográficas não apresenta variações espaciais e temporais, em função da circulação atmosférica e fatores locais.
boa parte da precipitação é interceptada pelas folhas, galhos e ramos da vegetação e, eventualmente, atingirá as camadas mais baixas.
O cultivo em nível, a construção de terraços, bem como o plantio de leguminosas, intercaladas com o plantio de espécies comerciais, são exemplos de práticas de conservação do solo para a cultura perene e de agrofloresta.
Os rios podem ser classificados segundo a posição relativa entre o nível d´água no rio e o nível adjacente do lençol d´água no aquífero, o que define a frequência com que a água ocupa as drenagens. Com base nesta classificação, indique a opção abaixo que define a classe de rios que têm o nível d´água superior ao dos aquíferos, perdem água para o subsolo e por evaporação, diminuindo a vazão em direção à jusante.
Rios intermitentes.
Rios perenes.
Rios efêmeros.
Rios efluentes.
Rios influentes.
O processo denominado erosão laminar ocorre devido ao impacto direto das gotas de chuva no solo, que desagrega suas partículas e torna-as mais vulneráveis ao arraste mecânico causado pelo escoamento superficial das águas.
“Que drena para bacias interiores (manejo de bacias hidrográficas).” A afirmativa trata-se de:
Dreno de baixo.
Dreno de dentro.
Endodreno.
Endorreico.
Endoleico.
O monitoramento do manejo florestal sustentável, em termos da proteção do solo e da água, constitui um processo de longo prazo e é feito a partir da identificação e desenvolvimento de critérios e indicadores. No caso da avaliação do assoreamento dos cursos d'água em uma microbacia, o indicador empregado é
a medição da vazão.
a concentração de N e P na água.
a turbidez da água.
a condutividade elétrica da água.
o oxigênio dissolvido.
A Equação Universal das Perdas de Solo (EUPS) tem sido muito utilizada no Brasil para estimar a perda média anual de material do solo removido por erosão laminar e/ou em sulcos, incluindo em seu modelo os seguintes fatores:
erosividade da chuva, erodibilidade do solo e largura do declive.
prática de controle da erosão, densidade do solo e grau do declive.
uso do solo e manejo da cultura, comprimento do declive e erosividade da chuva.
grau do declive, erodibilidade e porosidade do solo.
índice de cone, largura do declive e uso do solo e manejo da cultura.
Com a remoção da cobertura vegetal da bacia, o solo armazenará maior quantidade de água, recarregando o aquífero e, em consequência, serão menores as flutuações de nível dos rios que drenam a bacia.
