Questões de Concurso sobre Manejo florestal

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
427 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre o crescimento e a produção florestal, é CORRETO afirmar:


A

Modelos do tipo povoamento total são baseados em funções densidade de probabilidade.


B

O crescimento em diâmetro não é influenciado pelo espaçamento do plantio.


C

Em locais mais produtivos, a idade técnica de colheita ocorre em idades menores que em locais menos produtivos.


D

A competição é pouco relevante no crescimento e na produção de povoamentos florestais.


E

Modelos de distribuição diamétrica estimam o crescimento e/ou a produção a partir de atributos em nível de povoamento, como idade, área basal e índice de local.

Processo de inserção da parte superior de uma planta em outra, através da implantação do ramo, gema ou borbulha da planta a ser multiplicada (cavaleiro) sobre a planta receptora (cavalo). Nesse procedimento pode ocorrer a rejeição do material, sendo que a melhor maneira de evitar é utilizar plantas jovens, sadias e com vigor vegetativo. Esse método chama-se:


A

Mergulhia


B

Enxertia


C

Estaquia


D

Rebento

Em relação ao Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), é correto afirmar que


A

para os PMFS que não utilizam máquinas para o arraste de toras, o ciclo de corte inicial deve ser de, no mínimo, 20 anos.


B

quanto à intensidade de corte proposta no PMFS, um dos fatores que deve ser considerado é o ciclo de corte inicial de, no mínimo, cinco anos e, no máximo, 10 anos para os PMFS que preveem a utilização de máquinas para o arraste de toras.


C

para os PMFS que não utilizam máquinas para arraste de toras, quando não houver estudos para área, a estimativa da produtividade anual da floresta manejada para o grupo de espécies comerciais será de 0,86 m3/ha/ano.


D

a intensidade máxima de corte a ser autorizada pelo órgão competente será de 20 m³/ha para o PMFS que prevê a utilização de máquinas para o arraste de toras, com ciclo de corte inicial de 35 anos.


E

a intensidade máxima de corte a ser autorizada pelo órgão competente será 10 m³/ha para o PMFS que não utiliza máquinas para o arraste de toras, com ciclo de corte inicial de 10 anos.

O termo manejo florestal refere-se à aplicação de métodos empresariais e princípios técnicos na operação de uma propriedade florestal. Sobre o manejo florestal, assinale a alternativa incorreta.


A

O manejo florestal pode ser considerado uma estratégia política, administrativa, gerencial e comercial, que utiliza princípios e técnicas florestais no processo de intervenção do ecossistema


B

As florestas manejadas são aquelas para quais há prescrições de cortes, tratamentos silviculturais e proteção com o objetivo de produção comercial e outros benefícios de forma sustentada


C

Os sistemas de manejo aplicados em florestas tropicais classificam-se em monocíclicos e policíclicos


D

O manejo classificado como monocíclico é aquele em que uma parte ou todas as arvores comerciais que atingirem o tamanho de corte são retiradas e árvores de tamanho intermediário que permanecem na floresta passam a constituir o estoque remanescente para o próximo corte

A recuperação de áreas alteradas demanda uma intensa produção e plantio de mudas nativas, o que, por sua vez, não é possível sem a produção de sementes. Para a produção de mudas de espécies florestais, assinale a alternativa correta.


A

A única forma de propagação das espécies florestais nativas é através de sementes


B

Muitas espécies florestais apresentam sementes dormentes, necessitando de técnicas específicas (por exemplo escarificação química e mecânica) para promover a germinação


C

A propagação vegetativa é a mais utilizada para propagação de espécies nativas


D

A análise da parte aérea é suficiente para atestar a qualidade de uma muda florestal

Sobre manejo florestal, o período entre duas reduções de densidade, ou seja, o tempo necessário para que o estoque em crescimento atinja o estoque florestal é denominado:


A

Ciclo de corte.


B

Tempo de rebrota.


C

Inventário florestal.


D

Sistema de manejo.


E

Análise da vegetação.

Nas últimas décadas, a preocupação com as questões ambientais tem mobilizado a sociedade, pesquisadores e políticos. O manejo sustentável de florestas tem sido um tema recorrente nos debates e têm aumentado os mecanismos para melhorar o padrão das técnicas de exploração. Para ser considerada sustentável, a retirada de produtos da floresta tem que preceder um plano de manejo florestal. Os principais objetivos dos planos de manejo são aumentar a rentabilidade e a produção, manter continuidade da produção, garantir segurança de trabalho, cumprir a legislação vigente e conservar a floresta, a biodiversidade e os serviços ambientais. Como mecanismo de agregação de valor aos produtos da floresta, existem alguns modelos de certificação. Os três principais modelos de certificação para produtos da floresta são


A

comércio justo, produtos orgânicos e selo do FSC (Forest Stewardship Coucil).


B

selo verde; selo do IBD e selo do FSC (Forest Stewardship Coucil).


C

economia solidária, selo ambiental e selo do FSC (Forest Stewardship Coucil).


D

crédito de carbono, selo verde e selo do FSC (Forest Stewardship Coucil).


E

indicação geográfica, apelação de origem e selo do FSC (Forest Stewardship Coucil).

A intensidade máxima de corte para a floresta amazônica será de 10 m3/ha, quando for prevista a utilização de máquinas para o arraste de toras, com ciclo de corte inicial de dez anos.

C
Certo

E
Errado

O conceito de Manejo Florestal Sustentável surgiu após os estudos desenvolvidos na conferência de Estocolmo de 1972 e pode ser definido como a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais. Sobre o manejo florestal e seus fundamentos analise as afirmativas a seguir.


I. Enquadra-se na categoria de Plano de Manejo Florestal Sustentável de baixa intensidade para a produção de madeira, aquele que não utiliza máquinas para o arraste de toras.


II. É obrigatória a adoção de procedimentos que possibilitem o controle da origem da produção por meio do rastreamento da madeira das árvores exploradas, desde a sua localização na floresta até o seu local de desdobramento.


III. Em áreas de inclinação entre 25° e 45°, não serão permitidos o manejo florestal sustentável e o exercício de atividades agrossilvipastoris.


IV. A intensidade de exploração compatível com a capacidade de suporte ambiental da floresta; o monitoramento do desenvolvimento da floresta remanescente e a adoção de medidas mitigadoras dos impactos ambientais e sociais são alguns exemplos dos fundamentos técnicos e científicos que deverão ser abordados nos Planos de Manejo Florestal Sustentável.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – II – IV.


B

I – II.


C

III – IV.


D

I – II – III.


E

II – III.

São isentos de PMFS - Plano de Manejo Florestal Sustentável:


I. A supressão de florestas e formações sucessoras para uso alternativo do solo;

II. O manejo e a exploração de florestas plantadas localizadas fora das Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal;

III. A exploração florestal realizada por populações tradicionais.


Está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas I.


B

Apenas I e II.


C

Apenas II.


D

Apenas II e III.


E

Apenas III.

No planejamento do manejo de florestas naturais amazônicas, a definição do ciclo de corte dependerá da capacidade de recuperação da floresta, da intensidade de corte e do grau de danos causados à floresta durante a exploração.

C
Certo

E
Errado
Assinale a alternativa CORRETA que contém as principais razões para manejar as florestas.

A
Rentabilidade, Continuidade da produção, Segurança, Respeito florestal, Oportunidades de emprego, Conservação florestal e Serviços ambientais.

B
Rentabilidade, Continuidade da produção, Segurança estadual e nacional, Respeito à propriedade, Oportunidades de emprego e compromisso com o setor privado de produção.

C
Continuidade da produção, Segurança, Respeito à propriedade, Oportunidades de mercado, Conservação florestal e compromisso com o setor privado de produção.

D
Rentabilidade, Continuidade da produção, Oportunidades de mercado, Segurança de trabalho, Respeito à lei, Conservação florestal e Serviços ambientais.

E
Continuidade da produção, Segurança, Respeito a propriedade, Conservação florestal e da fauna.
A operação de desrama tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento inicial da planta produzindo anéis de crescimento mais largos.

C
Certo

E
Errado

Sobre os princípios, fundamentos e etapas do processo de Manejo Florestal Sustentável, atribua (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) O tempo necessário para que o estoque volumétrico colhido de 159 m3/ha numa área seja recuperado, considerando um incremento periódico anual (IPA) de 2,7 m3/ha será igual a aproximadamente 35 anos.


( ) O processamento dos dados de inventário pelo método das parcelas amostrais é realizado após a análise, consistência e codificação dos dados de todas as árvores. O processamento pode ser realizado por algum programa específico de inventário ou utiliza-se de uma planilha eletrônica existente no mercado como, por exemplo, o Excel. A desvantagem do uso de planilhas eletrônicas é o tempo requerido para o processamento, mas traz, como vantagem para o elaborador do projeto, o controle dos dados o que permite verificar possíveis erros e fazer as correções.


( ) No Sistema de Manejo Florestal Policíclico uma parte ou todas as árvores comerciais que atingiram o tamanho de corte são retiradas. As árvores de tamanho intermediário, que permanecem na floresta, passam a constituir o estoque remanescente para o próximo corte. Devido a isso, os ciclos de corte são bem maiores que os do sistema monocíclico, variando de 20 a 40 anos.


( ) O sistema Klükler, para descrever a fisionomia da estrutura da vegetação, utiliza combinações de letras, números e mais uma série de símbolos para representá-los graficamente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA


A

V – V – F – F.


B

F – F – V – V.


C

V – F – V – F.


D

F – V – F – F.


E

F – F – F – V.

“A análise de regressão consiste na realização de uma análise estatística com o objetivo de verificar a existência de uma relação funcional entre uma variável dependente com uma ou mais variáveis independentes”. Considerando os resultados corrigidos do ajuste de 3 equações para relação hipsométrica a ser utilizada nos cálculos de um plano de Manejo Florestal, mostrados na tabela a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

Imagem associada para resolução da questão


A
O modelo de Curtis é o que irá fornecer as melhores estimativas devido aos valores de R2, SYX e F.

B
O modelo Hiperbólico é o que irá fornecer as melhores estimativas devido aos valores de R2 e SYX.

C
O modelo de Stoffels é o que irá fornecer as melhores estimativas devido ao valor de SYX.

D
O modelo Parabólico, por não ser logaritmo, irá fornecer as melhores estimativas devido aos valores de R2, SYX e F.

E
Os modelos de Stoffels e Hiperbólico são os que apresentaram melhores ajustes devido aos valores de R2.

A figura a seguir, por meio de uma representação teórica, mostra o crescimento de uma floresta em volume ao longo do tempo e mostra também as curvas de Incremento Corrente Anual (ICA) e Incremento Médio Anual (IMA).

Imagem associada para resolução da questão

Considerando como critério essa representação, é CORRETO afirmar.


A
Determinar a idade ótima de corte por meio deste critério implica, portanto, o corte da floresta, quando esta atingir a idade de máximo ICA. Justifica-se o emprego deste método se considerarmos que, ao longo de várias rotações florestais, estaremos extraindo anualmente o maior volume possível, pois o ponto de máximo IMA corresponde ao ponto de cruzamento com a curva de ICA.

B
Determinar a idade ótima de corte por meio deste critério implica, portanto, o corte da floresta, quando esta atingir a idade do máximo ICA e do máximo IMA. Justifica-se o emprego deste método se considerarmos que, ao longo de várias rotações florestais, estaremos, anualmente, extraindo em média o maior volume possível, pois os pontos de cruzamento das duas curvas determinam o limite de idade ótima para o corte.

C
Determinar a idade ótima de corte através deste critério implica, portanto, o corte da floresta, quando esta atingir a idade de máximo ICA ou de IMA. Justifica-se o emprego deste método se considerarmos que, ao longo de várias rotações florestais, estaremos, anualmente, extraindo o maior volume possível, pois os pontos de culminação destas duas curvas definem o período de corte.

D
Essas relações não permitem isoladamente determinar a idade ótima de corte, pois necessitam estar associadas a resultados de uma análise do conteúdo celular para comprovar o início da senilidade.

E
Determinar a idade ótima de corte, por meio deste critério implica, portanto, o corte da floresta, quando esta atingir a idade de máximo IMA. Justifica-se o emprego deste método se considerarmos que, ao longo de várias rotações florestais, estaremos, em média, extraindo o maior volume possível, pois o ponto de máximo IMA corresponde ao ponto na curva de crescimento tangenciado por uma reta que sai da origem.

Muitas espécies florestais necessitam de poda. A definição de poda artificial é


A

corte parcial do povoamento florestal para estimular o crescimento das árvores.


B

operação para produzir madeira livre de nós, destinada à serraria.


C

sinônimo de desrama natural.


D

operação para retirada de árvores doentes.

Para a determinação da intensidade de corte, proposta no Plano de Manejo Florestal Sustentável para produção de madeira (PMFS), devem ser considerados os seguintes aspectos:


A

a estimativa da produtividade anual da floresta e o ciclo de corte.


B

o ciclo de corte inicial e a estimativa da capacidade produtiva da floresta.


C

o ciclo de corte inicial e a estimativa da produtividade anual da floresta.


D

as estimativas da produtividade anual e da capacidade produtiva da floresta.


E

a estimativa da produtividade anual, o ciclo de corte e a estimativa da capacidade produtiva da floresta.

O Brasil encontra-se entre os principais países do mundo em florestas plantadas. Parte dessa produção silvícola, deve-se ao melhoramento florestal desenvolvido no país desde a década de 1960. No entanto, o Brasil, não tem atingindo, ainda, um melhoramento recomendável ideal. Sobre o Melhoramento Florestal, assinale a opção INCORRETA.


A

As principais características que o Melhoramento Florestal tem objetivado são referentes ao incremento do crescimento; da produtividade (madeira, fibras, energia renovável); das alterações das propriedades químicas da madeira (teor e tipo de lignina e celulose); modificações das propriedades físicas da madeira (ângulo de fibras, espessura de parede), e da resistência às doenças, entre outros.


B

Plantios clonais oferecem vantagens para a produtividade devido aos seus ganhos genéticos que podem ser aditivos por meio de seleção massal e propagação de indivíduos-elite.


C

As espécies perenes possuem aspectos biológicos peculiares, os quais tornam seu melhoramento bastante diferenciado. Fatores como a sobreposição de gerações, o grande período necessário para o ciclo reprodutivo, a reprodução sexuada e assexuada, a expressão de caracteres ao longo de várias idades dentre outros facilitam a execução de técnicas clássicas de melhoramento.


D

Um programa de Melhoramento Genético Florestal parte de uma população-base ou experimental, a partir da qual a seleção será implantada em diferentes intensidades. Essa população selecionada servirá para a produção de sementes ou de mudas clonais, além de servir para a recombinação em novos cruzamentos.


E

A técnica de cultura de tecidos, conhecida como embriogênese somática, é amplamente empregada, especialmente, para o desenvolvimento de propágulos de coníferas, possibilitando a propagação massal de famíliaselite de árvores.

Para operacionalizar o desbaste num povoamento florestal, deve-se observar


A

a profundidade do solo.


B

o sistema de irrigação.


C

a ocorrência de doenças.


D

o espaçamento de plantio.

   
Gerar simulado