

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

A Termodinâmica foi criada em 1824, por Sardi Carnot, que publicou "Reflexões sobre a Potência Motriz do Fogo", onde trouxe as relações energéticas básicas entre a Máquina de Carnot, o Ciclo de Carnot e a Potência Motriz. Antes disso, Joseph Black fundou a ciência da calorimetria, ramo da termologia responsável pelo estudo das trocas de energia térmicas entre os corpos. Esse ramo da física se desenvolveu durante a Revolução Industrial, com o objetivo de desenvolver máquinas a vapor mais eficientes. As Quatro Leis da Termodinâmica estudam os sistemas em que há trocas de energia e como esse calor altera os estados de temperatura, pressão e volume em um processo físico. Dentre as quatro, aquela que está associada ao experimento de Joule, conforme ilustrado, está corretamente apresentada apenas em:
Terceira Lei da Termodinâmica.
Segunda Lei da Termodinâmica.
Quarta Lei da Termodinâmica.
Primeira Lei da Termodinâmica.
O poder calorífico de uma substância é a quantidade de calor liberada por unidade de massa dessa substância quando queimado completamente em uma determinada temperatura (usualmente 18°C ou 25°C), sendo os produtos da queima resfriados até a temperatura inicial da mistura combustível. Os combustíveis usados nos motores de combustão podem ser comparados por meio do Poder Calorífico Inferior (PCI) que possuem. Com relação ao PCI, marque a opção correta.
PCI do Metanol: 10.513 kJ/kg.
PCI da gasolina de aviação: 48.296 kJ/kg.
PCI do Etanol hidratado: 24.876 kJ/kg.
PCI da gasolina podium: 43.282 kJ/kg.
PCI do GNV: 10.513 kJ/kg.
As leis da termodinâmica são fundamentais para a compreensão de processos energéticos em sistemas físicos e químicos. Sobre as leis da termodinâmica, considere as seguintes afirmativas:
I. A entropia de um sistema isolado nunca diminui; em processos irreversíveis, a entropia total do sistema e do ambiente sempre aumenta.
II. A energia total de um sistema isolado permanece constante ao longo do tempo, podendo apenas se transformar de uma forma em outra.
III. Em um ciclo termodinâmico completo, a quantidade de calor absorvida pelo sistema é sempre igual à quantidade de trabalho realizado pelo sistema.
IV. A eficiência de um motor térmico pode ser aumentada indefinidamente através de melhorias no design e na tecnologia.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
As máquinas térmicas são dispositivos cíclicos, cujo objetivo é converter a maior quantidade possível de calor em trabalho. Durante cada ciclo, uma máquina térmica absorve 400 J de calor de um reservatório quente, realiza trabalho e libera 250 J para um reservatório frio. Qual o rendimento da máquina térmica?
0,375
0,600
0,625
1,600
O ponto de ebulição da água é de:
32 º F.
202 º F.
273,15 º K.
373,15 º K.
Para um gás submetido a um processo adiabático reversível, o trabalho realizado pelo gás é zero.
Certo
Errado
Em um ciclo Rankine ideal, o sistema que executa o ciclo passa por uma série de quatro processos, sendo dois processos isocóricos e dois processos isobáricos, alternados.
Certo
Errado
Na medição da temperatura do fluido com um termopar, a variação de temperatura determinada é proporcional à alteração da resistência à passagem de corrente elétrica por dois fios metálicos diferentes.
Certo
Errado
O diagrama, pressão-volume abaixo apresenta o ciclo de um gás ideal que opera segundo uma máquina de Carnot.

De acordo com o diagrama e os conceitos do ciclo de Carnot, é correto afirmar que no processo:
1-2 ocorre adição de calor.
2-3 ocorre adição de calor.
1-2 ocorre rejeição de calor.
3-4 ocorre adição de calor.
4-1 ocorre rejeição de calor.
Um forno industrial possui uma parede de 20cm de espessura, e temperaturas interna e externa de 1800 e 1200 graus Kelvin, respectivamente.
Sabendo-se, ao longo de duas horas, perdeu-se uma quantidade de 9,6kWh de calor por condução para cada metro quadrado dessa parede, a condutividade térmica do material da parede, em W/(m.K), vale
0,8.
1,6.
2,4.
3,2.
4,8.
Considerando a segunda lei da termodinâmica aplicada a um motor térmico, é correto afirmar.
É possível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de peso e troca de calor com um único reservatório térmico
É impossível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de peso e troca de calor com mais de um reservatório térmico
É impossível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de peso e troca de calor com um único reservatório térmico
É impossível construir um dispositivo que opere, segundo um ciclo, e que não produza outros, além da transferência de calor de um corpo frio para um corpo quente
É possível construir um dispositivo que opere, segundo um ciclo, e que não produza outros, além da transferência de calor de um corpo frio para um corpo quente
As relações termodinâmicas permitem a avaliação das propriedades termodinâmicas a partir de outras propriedades que podem ser medidas experimentalmente de modo direto. A respeito dessas relações é incorreto afirmar.
A equação de Clapeyron relaciona a inclinação da curva da fronteira entre duas fases no diagrama pressão-temperatura com as variações de entalpia especifica e volume específico na mudança de fase
A partir da equação de Clapeyron é possível calcular a entalpia de vaporização se for medida a pressão, a temperatura e o volume específico do liquido e do vapor em equilíbrio
A variação de entalpia, energia interna e entropia específicas entre dois estados não podem ser calculadas a partir da integração de funções que podem ser avaliadas com dados experimentais
A variação de entalpia, energia interna e entropia específicas entre dois estados podem ser calculadas a partir da integração de funções que podem ser avaliadas com dados experimentais
As equações de estado são utilizadas para representar o comportamento das substâncias
A segunda lei da termodinâmica, que diz respeito à transferência de energia térmica, ou seja, à conversão de calor em trabalho útil, pode ser expressa de formas diferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trabalho pode ser sempre convertido em calor de forma direta e completa, e o inverso também é verdadeiro.
A termodinâmica nos diz que toda máquina térmica é capaz de transformar todo o calor que recebe em trabalho.
É possível que uma máquina, sem a ajuda de um agente externo, consiga conduzir calor de um sistema para outro que esteja a uma temperatura maior.
O trabalho útil gerado por uma máquina térmica é equivalente à quantidade de calor rejeitada menos a quantidade de calor recebida.
O trabalho útil gerado por uma máquina térmica é equivalente à quantidade de calor recebida menos a quantidade de calor rejeitada.
Considere os números de Prandtl avaliados para uma temperatura de 27 ºC para os seguintes meios: (1) ar: 0,707; (2) água: 5,83; (3) mercúrio: 0,0248. Analisando-se os três valores, é correto afirmar que:
para o ar, as transferências de quantidade de movimento e de energia por difusão são comparáveis.
para o mercúrio, a transferência de quantidade de movimento é superior à transferência de energia.
para a água, a transferência de massa por difusão é superior à transferência de energia.
para o ar, as camadas limites para a energia e de transferência de massa por difusão são comparáveis.
para a água, a camada limite de quantidade de movimento é superior à camada limite para o mercúrio.
“A variação da energia interna de um sistema é dada pela diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo termodinâmico.”
O enunciado acima refere-se
à 2ª lei da termodinâmica.
ao ciclo de Carnot.
à 3ª lei de Newton.
ao máximo rendimento de uma máquina térmica.
à 1ª lei da termodinâmica.
A Marinha do Brasil (MB) adquiriu dos Estados Unidos uma unidade de resfriamento de água para empregar no conforto térmico de uma de suas fragatas. A temperatura de saída da água, da unidade de resfriamento, deve ser configurada para 10 ºC. No entanto a unidade adquirida só pode ser configurada em ºF. O valor, em ºF, que o técnico da MB deverá ajustar na unidade de resfriamento, para que a água seja fornecida a 10 ºC é igual a:
Dados:
0ºC=32ºF
100ºC= 212 ºF
40ºF
45ºF
50ºF
55ºF
60ºF
Uma batedeira de potência 1000 W agita, durante uma hora, a água de um reservatório isolado contendo 180 kg de água.
Desprezando perdas de energia e assumindo o valor de 4000 J/kg oC para o calor específico a volume constante da água, o aumento de temperatura esperado para a água é de:
1,0 oC;
2,0 oC;
3,0 oC;
4,0 oC;
5,0 oC.
Analise as afirmativas abaixo em relação à termodinâmica.
1. Em um sistema termodinâmico isolado, a entropia total do sistema e seus arredores sempre aumenta à medida que o sistema evolui para o equilíbrio, conforme a segunda lei da termodinâmica.
2. Em um sistema termodinâmico isolado, a entropia total do sistema e seus arredores sempre diminui se o sistema sofrer um processo adiabático reversível.
3. A entalpia de um gás ideal é dependente apenas da temperatura, ou seja, não depende da pressão. Em um processo de expansão isentálpica, onde a entalpia permanece constante, a temperatura do gás pode variar, dependendo das mudanças no volume e na pressão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
A temperatura de 298 K equivale à temperatura de 78 °F.
Certo
Errado
Considere um cilindro hermeticamente fechado por um êmbolo de seção cilíndrica e massa desprezível, cujo movimento vertical é livre. Em um primeiro estágio, foi colocada uma massa m desconhecida sobre o êmbolo. Dentro do cilindro, está contido um gás ideal sob pressão de 0,3 kgf/cm2, na temperatura de 500 K e altura H de 50 mm. Em um segundo estágio, a massa sobre o êmbolo é alterada para 2 kg. Com essa alteração, a altura H passou para 120 mm e a temperatura do gás para 400 K. Assinale a alternativa que indica a massa m desconhecida do primeiro estágio e a pressão do gás P no segundo estágio.

m = 4,8 kg e P = 0,72 kgf/cm2
m = 4,0 kg e P = 0,72 kgf/cm2
m = 6,0 kg e P = 0,1 kgf /
m = 4,8 kg e P = 0,1 kgf /
m = 6,0 kg e P = 0,72 kgf/cm2