

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O calor pode ser transmitido de várias maneiras. Relacione as três formas de transferência de calor listadas a seguir, com suas respectivas descrições.
1. Condução
2. Convecção
3. Radiação
( ) transferência da energia emitida por uma matéria sob forma de ondas eletromagnéticas.
( ) transferência de energia através das interações entre as partículas.
( ) transferência de energia tanto por difusão como por movimento global do fluido.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
1 – 3 – 2.
2 – 1 – 3.
2 – 3 – 1.
3 – 1 – 2.
3 – 2 – 1.
Durante um processo de aquecimento, uma chapa de metal com área de superfície de 0,5 m² é aquecida a uma temperatura de 200°C. Se a chapa é exposta a um ambiente com temperatura constante de 50°C e o coeficiente de transferência de calor convectivo é de 100 W/m²K, qual é a taxa de transferência de calor da chapa para o ambiente?
7.500 W.
10.000 W.
12.500 W.
15.000 W.
17.500 W.
Na medição da temperatura do fluido com um termopar, a variação de temperatura determinada é proporcional à alteração da resistência à passagem de corrente elétrica por dois fios metálicos diferentes.
Certo
Errado
A convecção pode ser classificada como convecção natural (ou livre) ou forçada, dependendo de como o movimento do fluido é iniciado. Na convecção forçada, o fluido é forçado a escoar sobre a superfície ou dentro de um tubo por meios externos, como bomba ou ventilador. Na convecção natural, qualquer movimento do fluido é causado por meios naturais, como o efeito empuxo, que se manifesta com fluidos quentes subindo e fluidos frios descendo. A experiência mostra que a transferência de calor por convecção depende fortemente das propriedades do fluido, como viscosidade dinâmica, condutividade térmica, densidade e calor específico, assim como da velocidade do fluido. Ela também depende da geometria e da rugosidade da superfície sólida, além do tipo de escoamento do fluido (modo laminar ou turbulento).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Todas as observações experimentais indicam que a temperatura do fluido é maior próximo à superfície do que nas camadas adjacentes do fluido.
PORQUE
II. O fluido, em contato direto com um sólido, “adere” à superfície por causa dos efeitos viscosos, atingindo repouso completo na superfície, onde não há escorregamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
O diagrama, pressão-volume abaixo apresenta o ciclo de um gás ideal que opera segundo uma máquina de Carnot.

De acordo com o diagrama e os conceitos do ciclo de Carnot, é correto afirmar que no processo:
1-2 ocorre adição de calor.
2-3 ocorre adição de calor.
1-2 ocorre rejeição de calor.
3-4 ocorre adição de calor.
4-1 ocorre rejeição de calor.
Um forno industrial possui uma parede de 20cm de espessura, e temperaturas interna e externa de 1800 e 1200 graus Kelvin, respectivamente.
Sabendo-se, ao longo de duas horas, perdeu-se uma quantidade de 9,6kWh de calor por condução para cada metro quadrado dessa parede, a condutividade térmica do material da parede, em W/(m.K), vale
0,8.
1,6.
2,4.
3,2.
4,8.
Considerando a segunda lei da termodinâmica aplicada a um motor térmico, é correto afirmar.
É possível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de peso e troca de calor com um único reservatório térmico
É impossível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de peso e troca de calor com mais de um reservatório térmico
É impossível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de peso e troca de calor com um único reservatório térmico
É impossível construir um dispositivo que opere, segundo um ciclo, e que não produza outros, além da transferência de calor de um corpo frio para um corpo quente
É possível construir um dispositivo que opere, segundo um ciclo, e que não produza outros, além da transferência de calor de um corpo frio para um corpo quente
Considere um sistema composto por uma fonte de calor e um material condutor térmico, em que uma de suas extremidades é colocada em contato com a fonte de calor, enquanto a outra extremidade permanece exposta a uma atmosfera com temperatura inferior à da fonte de calor.
Com relação ao referido sistema, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Em regime permanente não há variação de temperatura no material condutor, pois já ocorreu o equilíbrio.
( ) Em qualquer instante o perfil de temperatura é dado por uma reta decrescente partindo da fonte de calor.
( ) Apenas em regime permanente o fluxo de calor na extremidade exposta à atmosfera é constante.
As afirmativas são, respectivamente,
F – F – F.
V – F – V.
V – V – V
F – V – V
F – V – F.
As relações termodinâmicas permitem a avaliação das propriedades termodinâmicas a partir de outras propriedades que podem ser medidas experimentalmente de modo direto. A respeito dessas relações é incorreto afirmar.
A equação de Clapeyron relaciona a inclinação da curva da fronteira entre duas fases no diagrama pressão-temperatura com as variações de entalpia especifica e volume específico na mudança de fase
A partir da equação de Clapeyron é possível calcular a entalpia de vaporização se for medida a pressão, a temperatura e o volume específico do liquido e do vapor em equilíbrio
A variação de entalpia, energia interna e entropia específicas entre dois estados não podem ser calculadas a partir da integração de funções que podem ser avaliadas com dados experimentais
A variação de entalpia, energia interna e entropia específicas entre dois estados podem ser calculadas a partir da integração de funções que podem ser avaliadas com dados experimentais
As equações de estado são utilizadas para representar o comportamento das substâncias
O NTU para o regenerador é superior a 4,0.
Certo
Errado
Considere a figura a seguir, que mostra os perfis de temperatura T normalizados de dois fluidos com mesmo calor específico em um trocador de calor de tubos concêntricos de fluxos opostos. Nesse caso, a taxa da capacidade térmica do fluido frio é cerca de metade da do fluido quente.

Certo
Errado
A segunda lei da termodinâmica, que diz respeito à transferência de energia térmica, ou seja, à conversão de calor em trabalho útil, pode ser expressa de formas diferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trabalho pode ser sempre convertido em calor de forma direta e completa, e o inverso também é verdadeiro.
A termodinâmica nos diz que toda máquina térmica é capaz de transformar todo o calor que recebe em trabalho.
É possível que uma máquina, sem a ajuda de um agente externo, consiga conduzir calor de um sistema para outro que esteja a uma temperatura maior.
O trabalho útil gerado por uma máquina térmica é equivalente à quantidade de calor rejeitada menos a quantidade de calor recebida.
O trabalho útil gerado por uma máquina térmica é equivalente à quantidade de calor recebida menos a quantidade de calor rejeitada.
Considere os números de Prandtl avaliados para uma temperatura de 27 ºC para os seguintes meios: (1) ar: 0,707; (2) água: 5,83; (3) mercúrio: 0,0248. Analisando-se os três valores, é correto afirmar que:
para o ar, as transferências de quantidade de movimento e de energia por difusão são comparáveis.
para o mercúrio, a transferência de quantidade de movimento é superior à transferência de energia.
para a água, a transferência de massa por difusão é superior à transferência de energia.
para o ar, as camadas limites para a energia e de transferência de massa por difusão são comparáveis.
para a água, a camada limite de quantidade de movimento é superior à camada limite para o mercúrio.
A figura abaixo mostra uma pessoa sentada à lareira.

https://baldaques.blogspot.com/2006/11/lareira
Nesse caso, o calor da lareira chega à pessoa através de um processo denominado:
condução
cavitação
irradiação
convecção
Um fluxo de calor atravessa um metro quadrado de um cobertor de 3,3 cm de espessura, durante uma hora. A pele está a 33 ºC e o ambiente a 0°C. O coeficiente de condutibilidade térmica do cobertor é 0,0001 cal/s.cm.ºC. A opção que apresenta o valor do fluxo de calor é:
10 cal/s
20 cal/s
30 cal/s
40 cal/s
Na indústria de processamento de alimentos, um engenheiro precisa projetar um trocador de calor para resfriar um líquido comestível de 80°C para 30°C, sendo que esse líquido flui a uma taxa de 0,5 m³/h. O sistema de resfriamento disponível usa água que pode ser fornecida a uma temperatura de 10°C, mas a água não deve exceder 25°C após o processo de troca de calor para garantir eficiência. Considerando uma transferência de calor ideal e sem perda de massa, assinale a alternativa que apresenta a taxa mínima de fluxo de água necessária para o processo de resfriamento, assumindo que o calor específico do líquido comestível e da água é aproximadamente o mesmo.
Menos de 0,5 m³/h.
Entre 0,5 m³/h e 1,0 m³/h.
Entre 1,0 m³/h e 1,5 m³/h.
Entre 1,5 m³/h e 2,00 m³/h.
Mais de 2,5 m³/h.
O calor trocado por 40g de hélio numa transformação isobárica, sendo cp = 1,25 cal/g.K o calor específico do hélio sob pressão constante, cuja variação de temperatura atingiu a 400K, corresponde a:
2.104 calorias
3.103 calorias
4.102 calorias
5.100 calorias
Os processos reversíveis são frequentemente usados como referência para a avaliação do desempenho de processos reais e para o estabelecimento de limites máximos para a eficiência de máquinas térmicas.
Certo
Errado
Uma janela de vidro é retangular e tem 3 m de largura, 1 m de altura e 5 mm de espessura. As temperaturas das superfícies interna e externa da janela são, respectivamente, 15°C e 5°C, sendo ambas constantes. Considerando que a condutividade térmica do vidro é de 1,4 W/(m.K), a perda de calor através da janela será de:
2,8 W
8,4 W
84W
2800 W
8400 W