Imagem de fundo

Em um processo de fiscalização do Ministério Público do...

Em um processo de fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT), um Perito foi designado para analisar as ações corretivas implementadas por uma indústria de montagem metalúrgica após a identificação de que a exposição dos trabalhadores à Vibração de Mãos e Braços (VMB) estava consistentemente acima do limite de tolerância legal (LT).


Com base no texto sobre Medidas Corretivas para a VMB, qual das ações a seguir, se comprovada a sua adoção pela empresa, é considerada uma medida corretiva primária e aceitável para a redução do risco?


A

Substituição das luvas de algodão por luvas de proteção individual (EPI) com certificação CA, pois o texto prioriza a substituição de componentes defeituosos como medida corretiva.


B

Implementação de um programa de alternância de atividades, redistribuindo o tempo de exposição para que os operadores realizem tarefas sem vibração, reduzindo assim a exposição diária.


C

Aumento da jornada de trabalho em 2 horas diárias para que o mesmo operador finalize a tarefa, argumentando que a substituição de ferramentas geraria custos excessivos.


D

Adoção imediata do controle médico mais rigoroso com exames físicos e históricos de exposição a cada 3 meses, sendo esta a principal ação corretiva em caso de superação do LT.


E

Reformulação completa de todas as bancadas e postos de trabalho da fábrica, sem qualquer avaliação prévia, por ser a única medida que o texto define como "modificação do processo".