Questões de Concurso #1711321
1
Q1711321
Engenharia Mecatrônica Automação nos processos de fabricação
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto AOCP -
Prova: Instituto AOCP - Casan - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - Engenheiro – Área: Engenharia de Controle e Automação Industrial

Em uma estação de tratamento de água, são utilizadas 62 bombas acionadas por motores de indução trifásicos, que tem sua velocidade controlada por iversores de frequência sem qualquer integração com sistemas de comunicação. Um Engenheiro de Controle e Automação decidiu interligar todos os inversores de frequência em uma rede para permitir o controle do processo por meio de sistema supervisório industrial. De acordo com as características das redes industriais, assinale a alternativa correta.

A

A rede Profibus PA é a rede utilizada para interligar inversores de frequência com capacidade de até 64 dispositivos e é amplamente utilizada em ambientes que contemplam áreas classificadas.

B

A rede AS-i foi projetada para interligar dispositivos com dados do tipo booleano e não se aplica a sensores de proximidade.

C

A rede Ethernet não prevê aplicações industriais, mas interliga computadores e servidores.

D

A tecnologia de rede DeviceNet permite a interligação de até 64 dispositivos por barramento, com velocidades de 125, 250 ou 500 kbps.

E

O protocolo Hart consiste em uma rede puramente digital com comunicação de 0 a 5 V e atende as aplicações industriais desde 1970.