O conhecimento sobre os biofilmes tem sido adquirido pelas observações microscópicas e por análises bioquímicas e taxonômicas destrutivas que, em geral, alteram a sua estrutura. A microscopia de luz, no entanto, é uma metodologia que pode fornecer informações sobre a extensão e a espessura de uma superfície colonizada, distribuição dos microrganismos e sua atividade fisiológica, entre outras.
A figura a seguir mostra, por microscopia óptica confocal de varredura a laser, uma visão tridimensional de um biofilme, formado após 72 h de incubação do corpo de prova com inóculo de bactérias redutoras de sulfato mesófilas gram-negativas (m-BRS), obtida pelo somatório de cortes ópticos sequenciais de 1 μm de profundidade. Essa análise permitiu estimar em aproximadamente 30 μm a espessura do biofilme aderido sobre a superfície do metal.
O microscópio óptico confocal de varredura a laser representa um grande avanço na instrumentação microscópica com potencial para estudo de biofilmes bacterianos. Com relação os princípios, fundamentos e uso dessa modalidade de microscopia óptica, assinale a afirmativa incorreta.
Através do microscópio com tecnologia confocal podemos documentar a morfologia e fisiologia do biofilme sob condições in situ (Palmer e Sternberg, 1999), em termos de espessura, área de superfície colonizada, densidade bacteriana e tempo de colonização do substrato sólido.
O confocal é um microscópio de transiluminação de alta tecnologia que permite a realização de cortes ópticos de aproximadamente 3 μm, horizontais e verticais, onde são excluídos aqueles que se encontram fora de foco.
Com técnica confocal, a organização tridimensional do biofilme pode ser estudada correlacionando-a com outras informações, tais como: composição de espécies, relação com o substrato, estado fisiológico das bactérias, entre outros.
A microscopia confocal permite a observação direta de populações microbianas e atividade biológica são necessárias para proporcionar informação exata em dinâmicas de agregação celular, processos metabólicos, resistência a agentes microbianos ou predadores dentro de uma estrutura de biofilme funcional.
Uma das vantagens da metodologia confocal é viabilizar que análises de biofilmes microbianos possam ser realizadas através da utilização de uma grande variedade de sondas fluorescentes.