

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma bomba centrífuga está sendo empregada para transferir líquido do tanque TQ1 para o tanque TQ2. Analise as afirmativas abaixo relativas a um aumento na vazão de operação.
I - Aumentando-se a pressão no tanque TQ2, a vazão de operação também aumenta.
II - Fechando-se parcialmente uma válvula instalada na linha, a vazão de operação aumenta.
III - Aumentando-se a rotação de operação do impelidor da bomba, a vazão de operação também aumenta.
IV - Aumentando-se o nível de líquido no tanque TQ1, a vazão de operação aumenta.
É correto APENAS o que se afirma em
I e II
I e IV
II e III
III e IV
I, II e IV
A vazão do ar na saída da tubulação é superior a 
Em relação ao comportamento volumétrico de fluidos, é INCORRETO afirmar que
todos os fluidos têm o mesmo fator de compressibilidade, à mesma temperatura e pressão reduzidas, de acordo com o princípio dos estados correspondentes.
o fator de compressibilidade (z) pode assumir valores iguais a 1, maiores do que 1 ou menores do que 1.
o fator de compressibilidade (z) é adimensional.
as substâncias apolares em qualquer temperatura e pressão se comportam como um gás ideal.
as densidades do líquido e do gás tornam-se idênticas no estado crítico.
O ponto v mf corresponde ao regime de fluidização incipiente (letra A no gráfico).
Com respeito ao escoamento de um fluido, analise as afirmativas a seguir.
I - No regime laminar, o fator de atrito é diretamente proporcional ao número de Reynolds.
II - No regime turbulento, o fator de atrito é função do número de Reynolds e da rugosidade relativa da tubulação.
III - A perda de carga é diretamente proporcional ao comprimento equivalente da tubulação.
IV - Mantida a vazão constante, a perda de carga é inversamente proporcional ao diâmetro da tubulação elevado ao quadrado.
É correto APENAS o que se afirma em
I e III
I e IV
II e III
II e IV
III e IV
Existem várias configurações para os permutadores de calor. Com respeito a essas configurações, analise as afirmativas a seguir.
I - A configuração de correntes paralelas em que os dois fluidos escoam no mesmo sentido oferece uma inconsistência termodinâmica, pelo fato de a temperatura de saída do fl uido quente poder ser menor do que a temperatura de saída do fluido frio.
II - A configuração de correntes paralelas em que os dois fluidos escoam em sentidos opostos permite que o fluido quente saia do trocador com uma temperatura menor do que a temperatura de saída do fluido frio.
III - Considerando-se um mesmo coeficiente global de transferência de calor e uma mesma capacidade térmica, o número de unidades de transferência de um trocador de calor independe da confi guração das correntes, uma vez que a área de troca térmica é independente dessa confi guração.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
I e II
I e III
II e III
O diferencial de pressão manométrico é maior que 2,2 cm de H2O.
Uma bomba com geometria similar à referida acima, operando à mesma velocidade e com um impelidor de diâmetro 50% maior, produz uma vazão superior a 3, 20 m3 × s-1.
Uma diminuição de 50% em relação ao diâmetro inicial da partícula proporciona diminuição de 50% na velocidade de sedimentação.

–5 000q2 – 100q + 23 = 0
–5 000q2 – 16000q + 7 = 0
–5 000q2 – 100q + 7 = 0
–21 000q2 – 100q + 7 = 0
11 000q2 – 100q + 7 = 0
Para que as previsões da equação de Bernoulli sejam corretas, é necessário que o fluido em escoamento tenha
densidade constante
densidade independente de temperatura
pressão de vapor baixa
viscosidade constante
viscosidade independente de temperatura
Se o fluxo em coordenadas retangulares for expresso por v = i(x3 y) + j(3yx2z), o fluxo de fluido será incompressível.
Um líquido foi ensaiado em reômetro de cilindros concêntricos, tendo-se constatado que sua viscosidade aparente diminuía quando a taxa de cisalhamento aumentava, sem apresentar efeitos de histerese. Tal material se enquadra na categoria dos fluidos
de Bingham
dilatantes
pseudoplásticos
reopéticos
tixotrópicos
Considere o grupo adimensional P x H/(V x S) relacionado ao escoamento de fluidos, onde P é queda de pressão, H é uma distância característica no problema sob análise, e V é viscosidade absoluta. Representando comprimento por L, massa por M, e tempo por T, as dimensões físicas de S são
L / T
L3 / T
L / T2
M / L3
M L / T2

ML−3
L−2
adimensional
L−2T2
ML−1T−2
A letra F no gráfico corresponde ao regime caracterizado como fluidização turbulenta.
O manômetro diferencial mede 3,75 cm de coluna de água, o que equivale a uma velocidade do ar superior a 30,00 m × s-1.
Um determinado sistema hidráulico é formado por um trecho reto de tubulação na qual escoa uma determinada vazão de fluido em regime turbulento na região completamente rugosa. Se, nesse sistema, o diâmetro da tubulação for reduzido à metade, mantendo, no entanto, a vazão volumétrica constante, a queda de pressão por atrito será multiplicada por um fator igual a
1/2
2
4
32
64

6 W
675 W
900 W
1 200 W
60 000 W