Imagem de fundo

De acordo com a terminologia relacionada à segurança de...

De acordo com a terminologia relacionada à segurança de medicamentos, associe CORRETAMENTE os termos descritos na coluna I com os conceitos apresentados na coluna II.


COLUNA I

COLUNA II

1. Evento adverso a medicamento

A – Reação nociva, às vezes fatal, que acomete minoria de indivíduos. Em geral, considera-se que as respostas se devem ao polimorfismo genético.

2. Efeito adverso

B – Inerente à própria ação farmacológica do medicamento, porém o aparecimento é indesejável em determinada situação.

3. Idiossincrasia

C – Qualquer dano ocorrido durante a farmacoterapia do paciente resultante de um cuidado adequado, inadequado ou parcialmente adequado ao paciente.

4. Efeito colateral

D – “Uma reação notavelmente prejudicial ou desagradável, resultante de uma intervenção relacionada ao uso de um medicamento, que prediz perigo de uma futura administração e justifica prevenção ou tratamento específico ou alteração da dose ou retirada do produto”, segundo a OMS.

5. Efeito secundário

E – Resultado das consequências do efeito desejado, mas não da ação farmacológica principal do medicamento.



A

1C, 2D, 3A, 4B, 5E.



B

1C, 2B, 3E, 4A, 5D.



C

1B, 2D, 3C, 4A, 5E.



D

1D, 2E, 3B, 4A, 5C.