

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o caso a seguir para responder às questões de 31 a 33.
A dona de casa S. R., de 64 anos, acusa o auxiliar de farmácia de uma unidade de saúde de fornecer a ela medicamento errado. Ao invés de receber os comprimidos de sulfametoxazol/trimetroprim para tratamento de uma infecção de urina, prescritos na receita apresentada, foi-lhe entregue comprimidos de metformina, um medicamento para tratamento de diabetes. A paciente alega que se dirigiu à farmácia para buscar o medicamento e foi atendida pelo auxiliar que lhe informou que o farmacêutico estava ocupado naquele momento e que não poderia lhe atender. Ela relata ainda que teve dificuldades em receber o medicamento, pois o auxiliar queria uma receita em duas vias e ela só possuía uma. A paciente ingeriu os comprimidos por sete dias e afirma que nunca teve diabetes. |
Em atendimento ao disposto na RDC n. 36, de 25 de julho de 2013, da Anvisa, o Núcleo de Segurança do Paciente da unidade de saúde que dispensou o medicamento à dona S. deve:
notificar o evento adverso ocorrido com a paciente em até 72 horas a partir do ocorrido por meio das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela Anvisa.
acompanhar junto à vigilância sanitária municipal as investigações sobre a ocorrência do evento adverso com a finalidade de identificar e aplicar as devidas sansões disciplinares aos responsáveis.
notificar o evento adverso ocorrido até o décimo quinto dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância, por meio das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela Anvisa.
acompanhar junto à vigilância sanitária estadual as investigações sobre a ocorrência do evento adverso com a finalidade de identificar e aplicar as devidas sansões administrativas aos responsáveis.