

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A colestase é uma doença do fígado provocada pelo acometimento dos ductos biliares e pode ter como causa um processo inflamatório ou uma obstrução. Podem-se citar quatro marcadores para o diagnóstico desta condição: fosfatase alcalina (ALP), 5’-nucleotidase, gamaglutamiltransferase (GGT) e leucina aminopeptidase (LAP). Apesar de utilizadas para o mesmo fim (diagnóstico de doenças obstrutivas hepáticas), estas enzimas possuem informações clínicas distintas, o que resulta em indicações clínicas diferentes e complementares. Marque a opção que contém informações corretas sobre tais enzimas.
A GGT é um marcador exclusivo de doença obstrutiva hepática e é muito utilizado por ser o mais sensível.
A LAP também é exclusiva do fígado. Sua dosagem sérica, geralmente, não é tão sensível como os demais marcadores, mas diferentes deles pode ser detectada na urina.
A ALP é utilizada para ajudar no diagnóstico de doença obstrutiva hepática na presença de doença óssea, gravidez ou infância, situações onde a ALP encontra-se elevada e a GGT normal.
A 5’-nucleotidase é um marcador Importante por ser uma enzima específica do fígado, aumentando na corrente sanguínea quando existem doenças hepáticas, sobretudo se houver comprometimento hepatobiliar. Entretanto, assim como a GGT e ALP, pode se mostrar falsamente aumentada devido à indução farmacológica.