Imagem de fundo

“Embora estejamos acostumados a pensar que os receptores são ativados apenas quando uma...

“Embora estejamos acostumados a pensar que os receptores são ativados apenas quando uma molécula de um agonista se liga a eles, há exemplos nos quais pode ocorrer um nível apreciável de ativação, mesmo na ausência de ligantes. Esses exemplos incluem os receptores para benzoadiazepínicos, canabinoides, serotonina e alguns outros mediadores. Além disso, ocorrem mutações nos receptores que resultam em substancial ativação na ausência de qualquer ligante.’’ O gráfico a seguir representa o nível de ativação (%) de um determinado receptor biológico na presença de diferentes concentrações de um fármaco agonista, um agonista inverso, um agonista na presença de um antagonista e um agonista inverso na presença de antagonista. Dessa forma, com base no gráfico a seguir, julgue as alternativas e marque a CORRETA.


A

A curva número 1 representa a alteração da ativação do receptor, provocada por um antagonista.

B

A curva número 4 representa a alteração da ativação do receptor, provocada por um agonista inverso na presença de um antagonista.

C

A curva número 2 representa a alteração da ativação do receptor, provocada por um antagonista, na presença de outro antagonista.

D

A curva número 3 representa a alteração da ativação do receptor, provocada por um agonista pleno.

E

A curva número 3 representa a alteração da ativação do receptor, provocada por um antagonista isolado.