Imagem de fundo

O uso concomitante de vários medicamentos é prática comum e o risco de interações medi...

1
Q2678760
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2023
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Farmacêutico - 2023

O uso concomitante de vários medicamentos é prática comum e o risco de interações medicamentosas deve ser monitorado pelos profissionais da saúde, destacadamente pelo farmacêutico. Assinale a alternativa que relaciona corretamente uma potencial interação medicamentosa farmacodinâmica, o risco associado e a conduta adequada do farmacêutico ao identificá-la.

A

Varfarina e ibuprofeno. Aumento do risco de sangramento. Sugerir uso do AINE por tempo determinado e monitorar tempo de protrombina (por meio do exame de RNI), sinais e sintomas de sangramento.

B

Rifampicina e anticoncepcionais orais (ACO). Redução do efeito do anticoncepcional. Sugerir adoção de outro método contraceptivo durante o uso concomitante e 28 dias após o término do antibiótico.

C

Hidroclorotiazida e enalapril. Redução dos valores pressóricos diastólicos e sistólicos. Sugestão de suspensão da farmacoterapia devido ao risco de hipotensão.

D

Metronidazol e álcool. Aumento do risco de efeito dissulfiram. Recomenda-se não consumir bebidas alcoólicas concomitantemente ao metronidazol, especialmente o consumo em quantidades excessivas.