Imagem de fundo

A polifarmácia é uma realidade na prática clínica...

A polifarmácia é uma realidade na prática clínica. Entretanto, impõe à equipe multidisciplinar desafios, tais como a possibilidade de interações medicamentosas entre os medicamentos prescritos.


Acerca das interações medicamentosas, é correto afirmar que


A

a linezolida é um inibidor fraco e inespecífico da monoaminoxidase.


B

as sulfonamidas podem reduzir os efeitos de outros fármacos por mecanismos que induzem o metabolismo.


C

a eritromicina é um indutor do citocromo P450, reduzindo as concentrações séricas da carbamazepina, da ciclosporina e da digoxina.


D

a rifampicina aumenta a meia-vida de alguns antirretrovirais, o que aumenta a prevalência de eventos adversos; seu uso merece atenção em pessoas vivendo com HIV.


E

o posaconazol induz a CYP3A4 e sua administração com rifabutina ou fenitoína reduz a concentração plasmática desses fármacos.