

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A malária é uma infecção aguda, da corrente sanguínea, de grande importância epidemiológica, caracterizada clinicamente por febre, anemia e esplenomegalia, podendo algumas vezes ser crônica. E causada por parasitas apicomplexos do genêro Plasmodium.Com base no livro de MCPHERSON e PINCUS (2012), é INCORRETO afirmar que:
a malária por P. falciparum pode causar parasitemia elevada, o que pode levar à hemólise severa com hemoglobinúria e anemia grave.
o pontilhado de Schiiffner, numerosos grânulos pequenos uniformemente rosas no interior do eritrócito, é observado em infecções por P. vivax e P. ovale.
o eritrócito infectado pelo P. malariae e o P. falciparum apresenta aumento de volume em comparação com células adjacentes não infectadas, enquanto o P. vivax ou P. ovale são observados em eritrócitos com tamanho normal.
anéis ou gametócitos são os estágios encontrados no sangue periférico de infecção por P. falciparum. Outros estágios só são encontrados em casos graves.
trofozoitos em crescimento de P. vivax apresentam formas irregulares e são denominados ameboides. Os do P. malariae e do P. ovale permanecem compactos.