Imagem de fundo

A infecção pelo HIV e o desenvolvimento e/ou adoecimento da...

A infecção pelo HIV e o desenvolvimento e/ou adoecimento da AIDS continuam a constituir um desafio significativo para a saúde pública nos dias atuais. Esse cenário ainda se impõe como uma questão complexa a ser enfrentada por gestores, profissionais de saúde e pela sociedade em geral, especialmente nas situações de vulnerabilidade individual, social e programática que elevam o risco de infecção e adoecimento. O informativo epidemiológico surge como uma ferramenta essencial, pois analisa dados de uma série histórica de notificações de HIV e AIDS. Isso possibilita uma compreensão mais aprofundada do perfil e das tendências dessas condições na população, oferecendo embasamento baseado em evidências para a tomada de decisões em níveis regional, nacional, estadual, distrital e municipal, em relação às estratégias de vigilância, prevenção e controle da infecção pelo HIV e da AIDS. (Informativo Epidemiológico, Ano 10, nº 1. Novembro de 2023, Subsecretaria de Vigilância à Saúde / Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Adaptado.)


O gráfico a seguir foi retirado do Boletim Epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância à Saúde / Secretaria de Saúde do Distrito Federal do Brasil, Ano 10, nº 1, em novembro de 2023. Refere-se a números de casos e coeficientes de detecção (por 100.000 habitantes) de HIV e AIDS no Distrito Federal, de 2018 a 2022.


Imagem associada para resolução da questão


Em relação ao coeficiente de detecção de HIV e Aids, assinale a afirmativa correta.


A

Em 2019 registraram-se 805 números de casos, sendo, portanto, 81 casos a mais registrados do que em 2020.


B

O coeficiente de AIDS demonstrou 10,1 casos de AIDS em 2020, demonstrando, assim, um aumento da doença em relação a 2018.


C

O coeficiente de detecção de HIV demonstrou 21,5 casos por 100.000 habitantes em 2022 em comparação com 2018, que apresentou 24,7.


D

O coeficiente de detecção de HIV em 2019 foi de 26,7 casos por 100.000 habitantes, sendo, portanto, 1,3 número de casos a mais do que em 2018.