Imagem de fundo

A respeito de avaliação laboratorial dos distúrbios do...

A respeito de avaliação laboratorial dos distúrbios do metabolismo do ferro, assinale a opção correta.


A

A quantificação do ferro sérico não é alterada por contaminação durante a coleta do sangue, armazenamento ou realização do teste por resíduos metálicos.


B

A concentração do ferro circulante segue um padrão mantendo os valores constantes durante todo o dia.


C

Concentrações diminuídas de ferro sérico são encontradas na doença hepática, anemia hipoplásica e eritropoese ineficaz.


D

Para se determinar o ferro sérico, o ferro circulante deve ser associado a uma proteína transportadora pela adição de um ácido que vai precipitar a proteína.


E

Para a detecção e quantificação do ferro circulante é utilizado o método de colorimetria pela adição de um cromógeno que resulta numa reação de cor.