

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto para as próximas quatro questões.
Paciente B.B., sexo feminino, 25 anos, foi atendida no pronto atendimento em um hospital local após um desmaio. Durante a anamnese, a paciente relatou estar com diarreia, desconforto abdominal e dor intensa ao evacuar, há três dias. Relatou ter evacuado fezes amolecidas e com sangue. O médico solicitou vários exames, dentre eles macro e microscópico de fezes, parasitológico de fezes e hemograma. Enquanto aguardava os exames, a paciente foi medicada apenas com soro glicofisiológico e analgésicos. Com o resultado dos exames, o médico constatou que a paciente apresentava uma infecção bacteriana por um bacilo Gram negativo, com crescimento de colônias transparente e no ágar Mac Conkey não fermentou lactose. Prescreveu, à paciente, Etambutol 400mg duas vezes ao dia por 7 dias e a orientou quanto à alimentação e reidratação.
Resultado dos exames:
Hemograma: 12,5 g/dL
Parasitológico de fezes: negativo
Macroscópico de fezes: fezes amolecidas com presença de sangue.
Microscópico de fezes: Bacilos Gram negativos.
Sobre a prescrição médica, é correto afirmar:
A prescrição médica foi precipitada, pois havia a necessidade de mais exames e testes com a bactéria isolada para sua identificação correta.
Além do antibiótico prescrito, o médico deveria associar um complemento vitamínico como sulfato ferroso e ácido fólico, já que a paciente apresenta anemia também.
O medicamento prescrito não é o mais indicado para a bactéria identificada, já que o Etambutol não exerce nenhum efeito em outros microrganismos além das micobactérias.
O antibiótico prescrito isoladamente não é tão eficaz quando associado à Isoniazida e à Rifampicina, por isso a prescrição deve ser adequada.