Imagem de fundo

As áreas limpas utilizadas na fabricação de produtos estéreis são classificadas segundo...

As áreas limpas utilizadas na fabricação de produtos estéreis são classificadas segundo as características exigidas para a qualidade do ar e, sobre isso, é correto afirmar que:

A

a preparação de produtos estéreis deve ser realizada em área limpa com pressão negativa de ar; para se obter o ar com as características exigidas nos graus B, C e D , o número de trocas totais do ar da área deve ser superior a 100 trocas por hora, em uma sala com padrão apropriado de fluxo de ar com filtros High Efficiency Particulate Air (HEPA).

B

o número máximo permitido de partículas (divididas por tamanho-abaixo e acima de 5 μm), presentes na sala quando em operação, é o único parâmetro utilizado para classificação das salas limpas.

C

nas áreas limpas, a entrada de materiais deve ser feita através de câmaras de passagem, mas a entrada de pessoas não necessita dessa estratégia, devido à obrigatoriedade de vestimentas protetoras e de sapatos apropriados.

D

os sistemas de fluxo laminar de ar devem ter velocidade homogênea, sendo menor em caso de fluxo vertical em relação à velocidade no caso de fluxo horizontal.

E

uma área limpa tem seu controle ambiental definido apenas em termos de contaminação por partículas viáveis, sendo projetada, construída e utilizada de forma a reduzir a introdução, geração e retenção de contaminantes em seu interior.