A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a área destinada a estocagem e conservação dos produtos, visando assegurar a manutenção da sua qualidade, durante o armazenamento, conforme as características de cada medicamento. Em relação a CAF, assinale a alternativa INCORRETA:
A denominação de Central de Abastecimento Farmacêutico é utilizada especificamente para medicamentos, com a finalidade de diferenciá-la de almoxarifado, depósito, armazém e outros espaços físicos destinados a estocagem de outros tipos de materiais.
A CAF deve ser instalada em local de fácil acesso para o recebimento e distribuição dos produtos, com espaço suficiente para circulação e movimentação de veículos.
Não existe padrão estabelecido para determinar a dimensão adequada de uma Central de Abastecimento Farmacêutico. O tamanho varia em função das atividades desenvolvidas, quantidade e tipos de produtos a serem estocados; periodicidade das aquisições; intervalo de tempo da entrega de medicamentos pelos fornecedores; sistema de distribuição; quantidade de equipamentos, acessórios e recursos humanos; áreas necessárias a funcionalidade do serviço e áreas específicas de estocagem.
A organização interna da Central de Abastecimento Farmacêutico deverá constar de áreas que contemplem as necessidades do serviço. Estas áreas são: área de recepção, área de expedição e área de estocagem. As áreas de recepção e expedição devem ficar próximas pois correspondem também as atividades administrativas da CAF.
As áreas de estocagem devem estar bem sinalizadas, de forma que permitam fácil visualização das mesmas e a circulação, nestas áreas, deve ser restrita aos funcionários do setor.