Imagem de fundo

Osvaldo, 57 anos de idade, possui diagnóstico de...

Osvaldo, 57 anos de idade, possui diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e diabetes mellitus tipo 2. Faz uso dos seguintes medicamentos: hidroclorotiazida 25 mg 1x ao dia; enalapril 20 mg 2x ao dia; atorvastatina 10 mg 1x ao dia; e metformina 850 mg 3x ao dia. Exames: PA= 142/90 mmHg; HbA1C= 6,9%; LDL= 130 mg/dl. Considerando o caso clínico, assinale a alternativa correta.


A

O farmacêutico deve sugerir ao médico a adição de um bloqueador dos receptores de angiotensina II para que o paciente alcance o controle pressórico.


B

O paciente tem prescritas terapias de primeira linha para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica.


C

O paciente possui indicação de anticoagulante.


D

O farmacêutico deve sugerir ao médico aumento da dose de metformina, uma vez que a HbA1c se encontra fora das metas terapêuticas.


E

Por apresentar baixo risco cardiovascular, o paciente se encontra dentro da meta pressórica e não requer ajustes na farmacoterapia para tratamento da hipertensão arterial sistêmica.