A Biofarmácia estuda como as propriedades físico-químicas do fármaco, a forma farmacêutica e a via de administração afetam a velocidade e o grau de absorção do fármaco a partir de uma determinada forma farmacêutica, o curso temporal deste fármaco no plasma e, consequentemente, no(s) seu(s) sítio(s) de ação. Tais propriedades podem afetar a biodisponibilidade do fármaco no organismo. Sobre a influência das propriedades biofarmacêuticas dos diferentes tipos de formas farmacêuticas na biodisponibilidade dos fármacos, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Uma solução aquosa de um dado fármaco administrada pelas vias oral e intramuscular, na mesma dose e para o mesmo indivíduo, sempre exibirá a mesma biodisponibilidade.
( ) O mesmo fármaco administrado em comprimidos formulados de maneira diferente (contendo diferentes excipientes), pela mesma via oral e na mesma dose, não exibe diferenças na sua biodisponibilidade, quando administrado ao mesmo indivíduo em momentos diferentes.
( ) Um dado fármaco administrado a um mesmo indivíduo em momentos diferentes, pelas mesmas vias de administração, na mesma dose, mas por meio de diferentes formas farmacêuticas (como um comprimido, uma cápsula de gelatina dura e uma suspensão aquosa), pode exibir diferenças na sua biodisponibilidade.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
V V F
V F V
F V F
F V V
F F V