Questão de concurso
1
Q645523
Farmácia Assistência Farmacêutica.
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE
Prova: CESPE CEBRASPE - SES ES - Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo - Farmacêutico - Área: Bioquímico

Com relação ao sistema de dispensação por dose unitária, assinale a opção correta.

A

No sistema de dispensação de medicamentos por dose unitária, a solicitação de medicamentos é feita a partir da cópia da prescrição, por paciente e para todo o período que o paciente ficará internado.

B

O sistema de dispensação por dose unitária caracteriza-se, principalmente, pelo fato dos medicamentos serem distribuídos por unidade de internação e/ou serviço, a partir de uma solicitação da enfermagem, implicando a formação de vários estoques nas unidades assistenciais.

C

No sistema de dispensação por dose unitária, a dispensação é baseada na transcrição da prescrição médica. A solicitação à farmácia é feita por unidade assistencial, como no coletivo.

D

O sistema de dispensação por dose unitária foi desenvolvido a partir da década de 60 do século passado, por farmacêuticos hospitalares americanos que perceberam a necessidade de um novo sistema, devido ao surgimento de medicamentos mais potentes e causadores de efeitos colaterais importantes.

E

O sistema de dispensação por dose unitária é o menos evoluído de todos, pois não leva em conta a verdadeira função de uma farmácia hospitalar. A farmácia serve, unicamente, como depósito de medicamentos e materiais e, simplesmente, faz o repasse desses produtos para as diversas seções do hospital.