

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“Se fosse tão fácil comandar as almas e as línguas, não haveria qualquer soberano que não reinasse em segurança e não haveria governo violento, pois cada um viveria segundo a compleição dos detentores do poder e somente faria julgamentos em conformidade com seus decretos, de verdadeiro ou de falso, de bem ou de mal, de justo ou de iníquo. Mas não se pode fazer com que a alma de um homem pertença inteiramente a um outro.”
Adaptado de SPINOZA, Baruch. Tratado Teológico-Político. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Nesse trecho, Espinosa reflete sobre as relações entre indivíduos e Estado. Assinale a opção que identifica corretamente um princípio coerente com os princípios políticos do pensamento espinosista.
A garantia da liberdade de pensamento e de expressão.
O fim do controle estatal dos assuntos religiosos.
A desobediência civil relativamente à moral pública.
O direito pleno de agir conforme o próprio pensamento.
A abolição do poder soberano do Estado.