O ceticismo moderno, quero dizer aquele de Hume, é construído sobre princípios que foram geralmente mantidos pelos filósofos, embora eles não tenham visto que eles conduziriam ao ceticismo. Hume, delineando com grande agudeza e engenhosidade as consequências dos princípios comumente recebidos, mostrou que eles derrubam todo o conhecimento e finalmente derrubam a si mesmos, e deixam a mente em perfeita suspenção.
(REID, T. 2002.)
David Hume, filósofo escocês, era conhecido por levar o ceticismo ao extremo, suspendendo julgamentos diante de questões sem verdade. Seu ceticismo era:
Multifacetado e se aplicava tanto à razão quanto aos sentidos; caracterizado entre outras premissas, pela suspensão de certezas.
Baseado na lógica, na metafísica e na crítica ao empirismo, pois defendia que toda operação humana era, a priori, uma operação abstrata.
Pioneiro no contexto medieval em que viveu, sendo talvez o único a conseguir fazer a interseção entre o ceticismo e a religiosidade, tão forte na época.
Guiado por uma das questões mais importantes e polêmicas da sua filosofia que é a crença, embora houvesse um determinante claro: a única realidade preponderante é Deus.