Imagem de fundo

Durante uma aula sobre a Segunda Lei da Termodinâmica, um professor propõe aos estudant...

Durante uma aula sobre a Segunda Lei da Termodinâmica, um professor propõe aos estudantes a análise do desempenho de um refrigerador utilizado no armazenamento de reagentes no laboratório da instituição. O equipamento opera com potência elétrica constante d W e mantém o compartimento interno à temperatura de -3oC, rejeitando calor para o ambiente do laboratório, cuja temperatura é 27oC.


Para a análise, consideram-se dois cenários:


I. o refrigerador opera como um dispositivo reversível entre dois reservatórios térmicos ideais;

II. o coeficiente de desempenho do equipamento corresponde a 2/3 do valor máximo teoricamente possível (coeficiente de desempenho de Carnot) para as temperaturas envolvidas.


Admite-se regime estacionário, temperaturas constantes nos reservatórios térmicos e que toda a potência elétrica consumida seja convertida em trabalho mecânico do compressor. Considerando as temperaturas absolutas (em Kelvin) e um intervalo de 1,0 min de operação, assinale a alternativa correta que apresenta, respectivamente, a quantidade de calor retirada do compartimento interno (em ) nas situações I e II.


A

2,4 kJ e 1,6 kJ


B

2,4 kJ e 3,6 kJ


C

194,4 kJ e 129,6 kJ


D

216 kJ e 144 kJ


E

216 kJ e 151,2 kJ