Imagem de fundo

Examine o gráfico abaixo.O gráfico acima representa...

Examine o gráfico abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

O gráfico acima representa, simultaneamente, o calor absorvido por mols de um gás ideal em função da temperatura, durante um aquecimento em dois processos termodinâmicos distintos: A (linha contínua) e B (linha tracejada). Em ambos os processos, mols do mesmo gás estão inicialmente no estado 1, a uma temperatura . Por meio do processo A, o gás é aquecido e levado do estado 1 a um estado final 2, a uma nova temperatura . Diferentemente, por meio do processo B, o gás é aquecido e levado do estado 1 a um estado final 3, a uma temperatura . Embora as temperaturas e sejam iguais, o que diferencia os estados 2 e 3 são os valores das outras variáveis de estado: pressão e volume ocupado pelo gás. Sabendo-se que um dos processos é isobárico e o outro é isovolumétrico, e que o número de mols do gás é mantido constante durante os dois processos, assinale a opção correta.

Dado: = constante dos gases ideais.


A

A pressão do gás no estado 2 é maior que a pressão no estado 3.


B

Em ambos os processos todo calor absorvido é integralmente convertido em aumento de energia térmica (interna).


C

No processo B, a variação da energia interna do gás é igual a , independentemente de o gás ser monoatômico, diatômico ou poliatômico.


D

No processo A, o trabalho realizado pelo gás é positivo igual a , independentemente de o gás ser monoatômico, diatômico ou poliatômico.


E

A energia interna do gás no estado 2 é maior que a energia interna no estado 3.