

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Entre as grandezas físicas que influenciam os estados físicos das substâncias, estão o volume, a temperatura e a pressão. O gráfico ao lado representa o comportamento da água com relação aos estados físicos que ela pode ter. Nesse gráfico é possível representar os estados físicos sólido, líquido e gasoso. Assinale a alternativa que apresenta as grandezas físicas correspondentes aos eixos das abscissas e das ordenadas, respectivamente.

Pressão e volume.
Volume e temperatura.
Volume e pressão.
Temperatura e pressão.
Temperatura e volume.
Uma barra de 10000 milímetros de comprimento mede:
1 metro
100 metros
100 metros
1000 metros
10 metros
A unidade utilizada para medir resistência elétrica é o:
Faraday.
Candela.
Ampere.
Ohm.
Volt.
Uma área de 10.000 m2 equivale a:
0,1 km2
10 km2
1 km2
100 km2
0,01 km2
A medida padrão no Sistema Internacional (SI) de unidades para a dose de radiação absorvida por um indivíduo é o gray (Gy), sendo 1 gray equivalente a 1 Joule de energia de radiação ionizante absorvida por 1kg de massa irradiada. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Uma dose de radiação ionizante de 50Gy aplicada ao corpo inteiro de uma pessoa em um curto período de tempo causa a morte de 3% dos indivíduos envolvidos
Uma dose de radiação ionizante de 3Gy aplicada ao corpo inteiro de uma pessoa em um curto período de tempo causa a morte de 50% dos indivíduos envolvidos
Uma dose de radiação ionizante de até 50Gy aplicada ao corpo inteiro de uma pessoa em um curto período de tempo não causa a morte do indivíduo.
Uma dose de radiação ionizante de 1Gy aplicada ao corpo inteiro de uma pessoa em um curto período de tempo causa a morte de 10% dos indivíduos envolvidos.
Uma dose de radiação ionizante de 1 Gy aplicada ao corpo inteiro de uma pessoa em um curto período de tempo causa a morte de 100% dos indivíduos envolvidos.
Outra unidade de dose absorvida é o rad, do inglês radiation absorved dose, ou dose de radiação absorvida. O Gray (Gy) é a unidade padrão da dose absorvida no sistema SI. A relação entre essas duas unidades é dada por:
1Gy = 100rad
3Gy = 10rad
10Gy = 1rad
1000Gy = 1rad
1Gy = 1000rad
A unidade 1 Mpa (um megapascal), equivale a:
1 N/m².
1 N/cm².
1 N/cm³.
1 N/mm².
1 KN/cm².
As entradas de um multímetro moderno permitem medir diferentes grandezas físicas com precisão. Para medidas de __________, __________ e __________, é necessário ligar o dispositivo em paralelo com o componente a ser medido, para não afetar o resultado da medida.
Assinale a alternativa na qual se encontram os itens que completam corretamente as lacunas acima.
tensão elétrica, resistência elétrica e capacitância.
corrente elétrica, campo magnético e condutância.
corrente elétrica, impedância e frequência.
tensão elétrica, corrente elétrica e condutância.
tensão elétrica, admitância, e campo magnético.
As grandezas físicas são classificadas como escalares e vetoriais.
Assinale a alternativa que apresenta apenas grandezas escalares.
Tempo, massa, velocidade e distância percorrida.
Velocidade, deslocamento, aceleração e peso.
Distância percorrida, massa, trabalho e volume.
Deslocamento, tempo, volume e energia.
Um m3 equivale a:
100000 cm3
100 cm3
1000000 cm3
10 cm3
10000 cm3
A unidade de medida utilizada no sistema internacional para medir intensidade luminosa é:
Lux.
Candela.
Newton.
Joules.
Watt.
Em cada uma de cinco cubas iguais cheias de água é colocado um sólido e parte da água se derrama, de modo que a cuba continue com água até sua borda e o sólido fique em equilíbrio. Os sólidos não encostam na lateral das cubas, nem no fundo delas
Os sólidos são:
um cubo de aresta 1 cm e densidade d1 0,9 g/cm3;
um cubo de aresta 2 cm e densidade d2 = 0,5 g/cm3;
um cubo de aresta 3 cm e densidade d3 = 0,1 g/cm3;
uma esfera de raio 1 cm e densidade d4 = 0,9 g/cm3; e
uma esfera de raio 2 cm e densidade d5 = 0,1 g/cm3.
Sendo assim, a cuba da qual mais água é derramada no processo é a que recebe
o cubo de aresta 1 cm.
o cubo de aresta 2 cm.
o cubo de aresta 3 cm.
a esfera de raio 1 cm.
a esfera de raio 2 cm.
1 atm.litro é unidade de medida de energia, como o joule, do Sistema Internacional de Unidades.
Sabe-se que 1 atm é a pressão que equilibra uma coluna de mercúrio de 76 cm de altura.
1 atm.litro equivale a
Dados:
dHg = 13,6 g/cm3
g = 9,8 m/s2
1 litro = 1 dm3
10−2 J.
102 J.
103 J.
105 J.
107 J.
A matéria, sendo um corpo ou uma substância, e a energia produzida por ela podem ser avaliadas quantitativamente. Cada característica quantificada constitui uma grandeza física. Observe a tabela, que mostra algumas grandezas físicas e unidades de medidas apropriadas a elas.
Grandeza física | Unidade de medida |
Comprimento | m |
x | kg |
Tempo | h |
y | ºC |
Área | m² |
z | L |
Velocidade | km/h |
As incógnitas x, y e z foram colocadas no lugar de três grandezas físicas. Quais, respectivamente, são elas?
Peso, temperatura, concentração.
Massa, temperatura, volume.
Peso, calor, volume.
Densidade, calor, capacitância.
Massa, clima, pressão.
A unidade de medida utilizada no sistema internacional para medir corrente elétrica é:
Ohm.
Coulomb.
Volt.
Watt.
Ampere.
Um líquido contido num tubo em U oscila, tendo sua energia dissipada devido à sua viscosidade. Considerando que a força F, dependente do tempo t, que amortece o fluido, seja dada por F = βe-λt. A equação dimensional de β é: (Sendo L, M e T as dimensões de comprimento, massa e tempo, respectivamente.)
[β] = [M][L]²[T]
[β] = [M][L][T]
[β] = [M][L][T]-2
[β] = [M][L]e1/[T]
[β] = [M]-1[L][T]
Um multímetro moderno é um importante instrumento eletrônico utilizado em laboratório. As principais grandezas físicas que podem ser medidas com um multímetro típico são:
resistência elétrica, campo magnético, fluxo magnético, tensão elétrica e condutância.
impedância, condutância, tensão de pico alternada, corrente elétrica e campo elétrico
resistência elétrica, fluxo magnético, tensão elétrica, corrente elétrica e capacitância
reatância, campo magnético, tensão elétrica, corrente elétrica e densidade de corrente
resistência elétrica, temperatura, tensão elétrica, corrente elétrica e capacitância.
A figura representa um peixe e uma régua usada para medi-lo. A menor divisão da régua é o milímetro.

A medida do comprimento do peixe é
47 mm.
47 cm.
4,70 cm.
47,0 cm.
47,00 mm.