Os músculos da expressão facial estão localizados na tela subcutânea da cabeça, principalmente da face e, por isso, ao se contraírem promovem modificações na superfície da face, promovendo a expressão de nossas emoções. Muitos músculos da expressão facial são importantes para a comunicação, os músculos relacionados à boca, principalmente, são essenciais à fala, pois influenciam na clareza da voz, alterando o formato e a abertura da boca. Relacione os músculos as suas descrições e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Músculo orbicular da boca.
2. Músculo risório.
3. Músculo zigomático maior.
4. Músculo mentual.
5. Músculo abaixador do ângulo da boca.
6. Músculo platisma.
A. É o músculo mais anterior da mandíbula, responsável por elevar a pele do queixo nas expressões de dúvida, além de elevar e protrair o lábio inferior. Tem origem na face anterior do corpo da mandíbula e inserção na tela subcutânea do queixo no sulco mentolabial.
B. É o músculo mais superficial na região do pescoço, tomando toda face lateral. É delgado e plano, com origem na tela sub-cutânea das regiões infra e supraclaviculares, segue superiormente para inserir na base da mandíbula, na pele da bochecha, no lábio inferior e no músculo orbicular da boca. Promove abaixamento da mandíbula (contra resistência), tensiona a pele da região inferior da face e do pescoço nas expressões de tensão e estresse.
C. Origina-se da base anterolateral da mandíbula e insere-se no ângulo da boca, superficial à inserção do músculo risório. Esse músculo abaixa a comissura labial bilateralmente para exprimir reprovação ou tristeza.
D. É um músculo esfinctérico, ou seja, suas fibras circundam uma abertura, no caso, a rima da boca. Sua contração promove o fechamento da boca, tem origem na tela subcutânea da região perioral, parte medial da maxila e mandíbula e ângulo da boca.
E. Com origem na face lateral do osso zigomático, próximo ao arco zigomático e inserção no ângulo da boca, causa elevação da comissura labial, sendo que, com a contração bilateral, promove o sorriso, e com a contração unilateral, expressa desdém.
F. Formado por uma faixa estreita e transversal de músculo esquelético, tem origem na fáscia parotídea e tela subcutânea relacionada, superficial ao músculo masseter. Insere-se no ângulo da boca inferiormente à inserção do músculo levantador do ângulo da boca. Este músculo puxa o ângulo da boca no sentido horizontal e auxilia o músculo abaixador do ângulo da boca a abaixar a comissura labial bilateralmente para exprimir reprovação ou tristeza.
1F – 2E – 3D – 4C – 5B – 6A.
1A – 2B – 3C – 4D – 5E – 6F.
1D – 2F – 3E – 4A – 5C – 6B.
1C – 2A – 3B – 4E – 5F – 6D.