A capacidade de deambular é a chave para a sensação de independência, autossuficiência, saúde geral e condicionamento físico de um indivíduo e função geral. Os fisioterapeutas desempenham um papel importante na restauração ou aprimoramento dessa capacidade em muitos pacientes, influenciando significativamente a qualidade de vida. Portanto, uma compreensão do ciclo normal da marcha permite ao fisioterapeuta identificar facilmente os desvios típicos dela e criar uma hipótese informada do porquê de um indivíduo poder apresentar determinado desvio da marcha. Diante do exposto, analise as assertivas a respeito da marcha normal e assinale a alternativa correta.
I. De modo geral, todos os humanos andam de modo semelhante, esforçando-se para avançar e manter o centro de gravidade sobre a base de sustentação da maneira mais eficiente possível. A deambulação segura requer a capacidade de acelerar e desacelerar de forma adequada e, às vezes, rápida, uma vez que envolve mecanismos de controle de equilíbrio proativos e reativos, além de atender a uma miríade de demandas ambientais e de tarefas específicas.
II. As quatro funções locomotoras da marcha incluem absorção de choque, estabilidade de postura, propulsão e conservação de energia. A absorção de choque é o resultado da atividade muscular ao carregar a extremidade de apoio. A atividade dorsiflexora excêntrica, a atividade extensora excêntrica do joelho (ambas no plano sagital) e a atividade abdutora excêntrica do quadril (no plano frontal) trabalham para absorver e redistribuir a carga mecânica à medida que o membro é carregado. A estabilidade da postura é determinada por vetores de força de reação do solo (VFRSs), suporte dos ligamentos e articulações e atividade muscular.
III. Na marcha, a propulsão para frente é o resultado da queda para frente do corpo, mecanismos de balanço que permitem a translação suave do peso sobre a extremidade inferior distal, momento criado pelo balanço da extremidade inferior contralateral e impulso ativo da extremidade inferior que está apoiada.
IV. A conservação de energia é minimizada pelo recrutamento seletivo de músculos e pelos determinantes da marcha. O recrutamento muscular seletivo é a eficiência alcançada pelo uso estratégico de músculos de modo a exigir atividade muscular excessiva ou redundante, já os determinantes da marcha são ajustes biomecânicos que visam aumentar a excursão do centro de massa do corpo em todos os planos, aumentando, assim, a energia necessária para manter a estabilidade sobre a base de apoio ao longo do ciclo da marcha.
V. O ciclo da marcha é conceituado em oito fases dentro de três tarefas principais: aceitação do peso, suporte de um único membro e avanço do membro. Na marcha normal, a aceitação do peso inclui as fases de contato inicial e resposta ao carregamento. O apoio em um único membro inclui as fases do meio do passo ao fim do passo. Durante o meio do passo, o membro oposto avança à medida que o corpo vai de uma posição posterior ao pé que sustenta o peso para uma posição à frente no final da fase, controlado, principalmente, pela atividade excêntrica do sóleo e do gastrocnêmio. No fim do passo, o peso corporal se move anterior ao ante pé e o calcanhar sobe da superfície de apoio. O avanço dos membros é realizado com sucesso pela combinação de pré-balanço (descarga final da extremidade inferior), balanço inicial (preparação da perna de balanço para a elevação do pé do solo), meio do balanço (garantindo a continuação da elevação) e balanço terminal (desaceleração da perna em preparação para o contato inicial).
Apenas I, II, III e V estão corretas.
Apenas I, II, e IV estão corretas.
Apenas IV e V estão corretas.
Todas estão corretas.