A marcha humana é uma sequência de ações coordenadas dos segmentos articulares de membros superiores, inferiores e tronco, compondo um movimento altamente complexo. Alterações no padrão da marcha normal podem ser ocasionadas tanto por problemas físicos, quanto por algum tipo de doença. Sobre os padrões de marcha patológica, assinale a alternativa incorreta.
O padrão da marcha ceifante caracteriza-se pela diminuição da flexão e extensão dos membros inferiores, diminuindo a sua oscilação para frente e para trás, resultando em uma abdução exagerada do membro parético durante a fase de balanço; a espasticidade nos flexores plantares pode ocasionar pé equinovaro.
Trata-se de qualquer alteração que produza uma incapacidade de controlar a flexão dorsal adequada do tornozelo para a liberação, durante os componentes de toque do calcanhar e balanço na marcha; comum em lesão que acomete o nervo fibular.
O músculo glúteo médio age como estabilizador medial do quadril e da pelve; a fraqueza ou lesão deste músculo resulta no padrão conhecido como marcha de Trendelembergue.
Na marcha atáxica, o paciente apresenta perda de equilíbrio e de coordenação com tendência à ampliação da base de sustentação. Este tipo de marcha geralmente é decorrente de lesões no cerebelo ou de perda de sensibilidade proprioceptiva (lesão no funículo posterior).