Imagem de fundo

As doenças vasculares periféricas são caracterizadas por uma considerável insuficiência...

As doenças vasculares periféricas são caracterizadas por uma considerável insuficiência do fluxo sanguíneo venoso, arterial ou misto. O funcionamento insatisfatório do sistema Cardiovascular (CV) acarreta baixa perfusão e oxigenação dos tecidos, alterando a integridade tecidual. Nessa seara, a doença arterial periférica de membros inferiores pode ser letal e incapacitante. Sobre a DAPMI, é correto afirmar:

A

consiste em uma ulceração em região maleolar que pode iniciar um ciclo vicioso em que a dor à movimentação da articulação do tornozelo impede a contração eficiente e agrava o quadro venoso.

B

cursa com úlceras de formato irregular, superficial no início, podendo se tornar mais profunda, com bordas bem definidas, exsudato amarelado e edema que se agrava durante o dia, após a permanência em pé e retorna ao normal após o repouso noturno.

C

utiliza, dentre os tratamentos indicados, meias elásticas de compressão, pois melhoram a circulação sanguínea, agindo na prevenção ou tratamento de úlceras.

D

é uma manifestação do processo aterosclerótico e um importante marcador de doença cardiovascular global.