Imagem de fundo

Em relação à fisiologia do músculo esquelético, ordene os itens a seguir sobre o início...

Em relação à fisiologia do músculo esquelético, ordene os itens a seguir sobre o início e a execução da contração muscular:


1. Os íons cálcio geram forças de atração entre os filamentos de actina e de miosina das miofibrilas, o que os faz deslizarem juntos, constituindo o processo de contração.

2. A acetilcolina difunde-se para uma área local da membrana muscular, causando a abertura dos canais de cátions regulados pela acetilcolina. Os íons sódio, potássio e cálcio movem-se através dos canais de cátions ao longo de seus gradientes eletroquímicos individuais. O efeito final consiste no desenvolvimento de uma despolarização local, denominada potencial gerador ou potencial de placa motora. Por sua vez, a despolarização local leva à abertura dos canais de sódio dependentes de voltagem na membrana muscular. Em seguida, ocorre um potencial de ação na fibra muscular.

3. Os íons cálcio são continuamente bombeados de volta para o retículo sarcoplasmático, onde permanecem armazenados até a chegada de um potencial de ação muscular; essa remoção de íons cálcio do sarcoplasma faz a contração muscular cessar.

4. Um potencial de ação propaga-se ao longo de um neurônio motor até as suas terminações nas fibras musculares, e cada terminação nervosa secreta uma pequena quantidade do neurotransmissor denominado acetilcolina.

5. O potencial de ação propaga-se ao longo da membrana da fibra muscular, fazendo o retículo sarcoplasmático liberar íons cálcio dentro do sarcoplasma.

A

2 - 4 - 5 - 1 - 3.

B

3 - 4 - 2 - 5 - 1.

C

4 - 2 - 5 - 1 - 3.

D

4 - 5 - 2 - 1 - 3.