RM - Fisioterapia) A hérnia diafragmática congênita (HDC) constitui uma doença neonatal crítica, com necessidade de correção cirúrgica e altas taxas de mortalidade, sendo de fundamental importância que o fisioterapeuta conheça suas particularidades e seu tratamento (Ferreira; Arakaki, 2018). Analise as afirmativas a seguir sobre a HDC:
I - A herniação do conteúdo abdominal para dentro da cavidade torácica causa a interrupção do crescimento brônquico, com consequente hipoplasia pulmonar, sendo o pulmão contralateral mais afetado que o ipsilateral.
II - Nos RNs que necessitam de suporte ventilatório imediatamente após o parto, deve-se priorizar a ventilação não invasiva para evitar a intubação traqueal e o barotrauma do pulmão hipoplásico.
III - O RN com HDC deve ser posicionado em decúbito lateral elevado, com o lado acometido para baixo, com o objetivo de favorecer a expansibilidade do pulmão normal.
IV - No pós-operatório de correção da HDC, técnicas de higiene brônquica, como a aceleração do fluxo aéreo e a expiração lenta prolongada, devem ser evitadas pois aumentam a pressão abdominal.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e II
II e III
III e IV
I e IV