Imagem de fundo

A eletroterapia é amplamente utilizada no SUS para o manejo...

A eletroterapia é amplamente utilizada no SUS para o manejo da dor e reabilitação neuromuscular, sendo a TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) e a FES (Estimulação Elétrica Funcional) recursos frequentes.


Assim, analise as afirmativas a seguir.


I.A TENS convencional (alta frequência e baixa duração de pulso) atua principalmente através da Teoria das Comportas, ativando fibras A-beta para inibir a transmissão nociceptiva nas fibras A-delta e C.

II.A FES é indicada para pacientes com denervação completa, pois estimula diretamente a membrana muscular, dispensando a integridade da unidade motora.

III.Na aplicação da TENS no modo Burst (explosão), ocorre a liberação de opioides endógenos, sendo caracterizada por trens de pulso de baixa frequência interna e alta frequência de repetição, provocando contrações musculares visíveis.

IV.A modulação da frequência na TENS é uma estratégia utilizada para evitar a acomodação sensorial durante o tratamento prolongado.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:


A

II e III.


B

I e II.


C

I e IV.


D

I, III e IV.