Questões de Concurso sobre Eletro-Termo-Fototerapia

 
 
Disciplina 1
Assunto 4
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
515 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia com atenção as afirmativas sobre a aplicação dos recursos eletrotermofototerapêuticos.


I. O equipamento mais comum para o uso de ondas curtas é o que apresenta frequência de 27,3 MHz e com comprimento de onda de 11 metros.

II. A corrente elétrica interferencial auxilia na consolidação de fraturas.

III. As intensidades de 0,1 a 0,3 W/cm2 dos ultrassons são recomendadas para lesões crônicas.

IV. A frequência de 3 Mhz produzida pelo ultrassom atinge profundidade de cerca de 2 cm.


Está correto o que se afirma em:



A

I, II, III e IV.


B

I , II e IV, apenas.


C

II e III, apenas.


D

l e II, apenas.


E

I e III, apenas.

O uso da eletroestimulação do quadríceps é imprescindível durante todo o processo de reabilitação.


C

Certo


E

Errado

A diatermia por ondas curtas pode ter efeitos não térmicos e térmicos. Os efeitos térmicos devem-se à resistência dos tecidos à passagem das ondas eletromagnéticas.

C
Certo

E
Errado
O uso da crioterapia no ambiente hospitalar é fundamental, pois contribui significativamente para a melhora da dor e o controle do edema, associados aos traumas do aparelho locomotor.

C
Certo

E
Errado
O uso da eletroestimulação no músculo vasto medial, durante a realização dos exercícios em cadeia cinética aberta e fechada, deve ser enfatizado utilizando protocolos em que a frequência de estimulação seja alta (acima de 150 Hz) e com largura de pulso baixa (30 microssegundos), além de dar preferência às correntes russa e interferencial.

C
Certo

E
Errado
Os métodos de condução apresentam vários benefícios, como alívio da dor, redução do edema, aumento da extensibilidade do colágeno, diminuição do espasmo muscular, melhora da contratilidade muscular. O calor apresenta maior utilidade para diversas condições de saúde, exceto:

A
O alívio da dor, relaxamento muscular.

B
Reparo dos tecidos, aumento de fluxo sanguíneo.

C
Aumento da extensibilidade do colágeno.

D
Redução do sangramento e do edema.

Com relação à terapia por estimulação elétrica funcional (FES), marque VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).


( ) A FES gera uma corrente elétrica de baixa frequência, alternada ou bifásica, pulsada, simétrica com pulsos na forma retangular, sendo considerada, portanto, despolarizada.

( ) O fato de se apresentar com baixa frequência (1 a 100 Hz, aproximadamente) faz com que tenha uma baixa resistência tecidual e elevada profundidade de penetração.

( ) Uma frequência mais baixa (30 a 50 Hz) tende a selecionar mais as fibras tônicas ou vermelhas do tipo I.

( ) A relação entre o tempo de contração e o tempo de repouso (Ton x Toff) em músculos mais fracos deve ficar em torno de 1:1 e, em músculos mais próximos do normal, relação de 1:2.

( ) É indicada em lesões musculares ou tendíneas recentes, algumas distrofias musculares ou miopatias, fraturas instáveis, pacientes com marca-passo cardíaco e trombose venosa profunda.


Marque a sequência CORRETA:


A

V, F, V, F, F.


B

V, V, F, V, V.


C

V, V, V, F, F.


D

F, F, V, F, V.


E

F, F, V, V, F.

O uso de calor profundo, como ultrassom, ondas curtas ou micro-ondas, é recomendável para auxiliar no processo de cicatrização do local de fratura do V metatarso.


C

Certo


E

Errado

O uso da estimulação elétrica poderia ser vantajoso para o paciente, afinal o desempenho muscular é precário e seria possível a melhora da ativação e do trofismo de grupos específicos.


C

Certo


E

Errado

A respeito da faixa etária, é contraindicado o uso de compressão vascular em idosos, pois eles apresentam deficiências circulatórias fisiológicas.


C

Certo


E

Errado

A Eletroterapia ou "eletricidade médica" como já foi designada consiste no uso de correntes elétricas para o tratamento de pacientes. Com relação aos fundamentos e à aplicação da eletroterapia, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.

A
Quando o problema clínico a ser tratado exige estimulação motora, a técnica monopolar de colocação de eletrodos é indicada, pois consome menor tempo de aplicação, causa excitação de grupos específicos de músculos e provoca contrações mais fortes.

B
De acordo com a segunda lei de Faraday, a eletrólise produzida pela eletroterapia gera, no nível celular, mais íons cálcio que íons sódio ou potássio.

C
Um exemplo de resposta fisiológica indireta provocada pelo uso de eletroterapia de corrente contínua, na tentativa de restaurar o pH e a temperatura normais do tecido afetado, é a vasodilatação de capilares arteriais e pequenas artérias.

D
Na aplicação de eletroterapia de corrente alternada utilizando-se um eletrodo grande combinado com um eletrodo muito pequeno, há risco de que uma densidade de corrente muito alta na região do eletrodo menor possa gerar dor ou lesões teciduais nesse local.

Sobre a utilização da estimulação elétrica neuromuscular (NMES) para aumentar a atividade funcional, pode-se afirmar que:


A

não é indicada para aumentar a força muscular.


B

é a ação da estimulação elétrica sobre o tecido muscular por meio do sistema nervoso periférico intacto.


C

esta não deve ser utilizada integrada a outros tratamentos, pois reduz a efetividade da resposta terapêutica.


D

são utilizadas agulhas para a aplicação terapêutica da NMES.

O gelo pode ser utilizado para alívio das cólicas menstruais. A massagem com gelo deve ser utilizada

A
a 2,5 cm à esquerda do processo vertebral de L3.

B
a 5 cm à direita do processo vertebral de L3.

C
a 2,5 cm à direita do processo vertebral de L3.

D
a 5 cm à esquerda do processo vertebral de L3.

E
sobre o corpo vertebral de L5.
Podemos classificar a eletroterapia em agentes eletromagnéticos, ultrassom e correntes de baixa frequência. São exemplos de correntes de baixa frequência, exceto:

A
Estimulação elétrica neuromuscular e muscular.

B
Diatermia por micro-ondas.

C
Estimulação nervosa elétrica transcutânea – TENS.

D
Terapia interferencial.

Em relação às afirmativas abaixo, assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas:

I. ( ) O ultra-som de forma pulsado deve ser usado em quadros crônicos pois possui efeitos térmicos.

II. ( ) O ondas curtas contínuo deve ser utilizado em quadros de inflamação agudo, assim como o microondas e o ultra-som.

III. ( ) A aplicação da crioterapia nos tecidos envolve a transferência de energia térmica.

IV. ( ) São apenas 5 as fases da Inflamação: dor, rubor, calor, tumor e perda de função.

V. ( ) A histamina é um vasodilatador e a Serotonina é vaso constritor no sistema circulatório.

Assinale a alternativa correta:


A
F, F, F, F, V

B
V, F, V, F, V

C
F, F, V, F, V

D
V, V, V, F, F

A idade tem se revelado fator importante no desenvolvimento de úlceras por pressão, venosas, arteriais e diabéticas. Todavia, devido às mudanças fisiológicas, a cicatrização dessas lesões ocorre de forma mais lenta que nos jovens. Com base nisso, analise as assertivas sobre a utilização de recursos eletrotermofototerapêuticos em feridas crônicas:

I. As correntes elétricas unidirecionais e bidirecionais são recursos usados no reparo de lesões pelo efeito bactericida e por melhorar o fluxo sanguíneo, a oxigenação e a nutrição tecidual.

II. O TENS apresenta apenas efeito analgésico, não sendo indicado como recurso para tratamento de pacientes com úlceras isquêmicas.

III. O ultrassom é um recurso auxiliar na cicatrização de feridas, porém, se o fisioterapeuta não estiver bem preparado para utilizar essa técnica, podem ocorrer efeitos deletérios e dificuldade de cicatrização ou mesmo piora no quadro do paciente.

Quais estão corretas?


A
Apenas I.

B
Apenas II.

C
Apenas I e III.

D
Apenas II e III.

E
I, II e III.

Na fase hospitalar, deve-se incentivar a mobilização precoce; se disponível, o uso da mobilização passiva contínua (CPM); o uso de crioterapia; e, a realização de exercícios para despertar o quadríceps, como exercícios isométricos e elevação da perna com joelho estendido (SLR). Preconiza-se atingir amplitude de movimento de 90º de flexão e extensão completa até o momento de alta.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado