O processo de envelhecimento provoca alterações estruturais e funcionais no organismo do ser humano e a função ventilatória é afetada, o que leva às alterações que comprometem a capacidade funcional. A respeito das características respiratórias do paciente idoso, é correto afirmar:
O aprisionamento de ar nos alvéolos ocorre devido à redução do fluxo aéreo inspiratório por conta da redução da resistência das vias aéreas, característica em quadros obstrutivos.
O volume residual nos idosos diminui, tornando mais fácil o aparecimento de atelectasias pulmonares, principalmente quando associado a quadro de delirium.
A caixa torácica torna-se mais rígida em razão da diminuição da pressão de recuo elástico, bem como na composição dos componentes de tecido conjuntivo do pulmão.
A diminuição da complacência pulmonar causada pelo aumento da complacência torácica provoca, entre outras alterações, postura em flexão e associação com a doença de Paget.
A complacência torácica no idoso e a rigidez da caixa torácica estão aumentadas, diminuindo o trabalho respiratório, principalmente em posição ortostática.